Tá com ingresso na mão para o Rock In Rio? Então além de controlar a ansiedade para os sete dias de festival, é bom dar uma olhada em nossa lista com dicas para você se dar bem no Rio de Janeiro e na Cidade do Rock.
Para começar, a sua viagem já está preparada? Falta exatamente um mês para o início do festival e, se você ainda não sabe como ir ou em que local ficar no Rio, a gente te dá uma ajuda.
# Passagem
Se você não mora no Rio de Janeiro, já passou da hora de começar a programar a sua viagem, principalmente se pretende chegar à cidade de avião, afinal quanto mais próximo da data, mais caro ficam as passagens, né? Existe a chance de acontecer uma promoção relâmpago, mas não é muito bom contar tanto assim com a sorte.
O lado positivo é que o Rio de Janeiro tem dois grandes aeroportos, o Santos Dumont e o Galeão, de onde chegam voos de todas as capitais do Brasil. O segredo para conseguir passagens aéreas mais baratas é ficar monitorando os preços. Para isso, você pode baixar aplicativos como o Decolar, por exemplo. Nele é possível criar alertas de ofertas, para o trecho e a data que preferir.
Se você pretende fazer o trajeto de ônibus, veja o valor das passagens e se programe para fazer o trajeto. Através do site da Concessionária Novo Rio, você encontra informações sobre o terminal carioca, pesquisa passagens e horários dos ônibus.
# Como chegar até a Cidade do Rock
O acesso ao Rock In Rio deverá ser feito exclusivamente por transporte público ou então através do serviço especial do festival, o Primeira Classe.
É importante ficar por dentro dos serviços de ônibus e metrô do Rio de Janeiro, principalmente para saber como chegar ao seu local de hospedagem. Uma das novidades do festival é que o público contará com o metrô funcionando durante 24 horas nos sete dias.
A organização do Rock In Rio também elaborou um esquema especial de transporte para você saber o que fazer para ir e vir da Cidade do Rock.
Aqui, você encontra os mapas do metrô carioca e, neste site, todas as informações sobre o BRT.
# Onde se hospedar durante o Rock In Rio
Devido ao tamanho da cidade, encontrar um lugar para ficar hospedado não será um problema. Você tem uma grande opção de redes hoteleiras no Rio de Janeiro e a melhor forma de entrar uma hospedagem adequada (localização e valores) é através de pesquisas em sites como Trivago ou Booking.
Se não estiver disposto a gastar muita grana com hospedagem, você pode optar em alugar um espaço apenas para você ou compartilhado no Airbnb ou ficar em algum Hostel.
Pensando nisso e no deslocamento pela cidade, separamos alguns bairros que podem ser boas opções para se buscar hospedagem:
- Botafogo
- Centro
- Barra da Tijuca
- Copacabana
- Ipanema
- Lagoa
- Recreio
Antes de escolher um local de hospedagem, lembre-se de analisar a proximidade de estações de metrô e ônibus, além de valores de corrida do local selecionado até alguma estação de metrô ou BRT na qual você possa migrar para o transporte público.
Se você pretende fazer outras coisas na cidade, leve isso em conta também na hora de escolha.
# O que fazer no Rio de Janeiro durante o Rock In Rio
Ah, o Rio de Janeiro é bonito sim e tem muitas coisas para se fazer na Cidade Maravilhosa. Se a sua estadia na cidade para o Rock In Rio for durar alguns dias a mais (ou se você for passar os dez dias que separam o início e o fim do evento por lá), te aconselho a explorar a cidade.
Pensando nisso, deixamos aqui também algumas dicas do que fazer antes, durante ou depois do festival: para começar, dar uma passada pela Lapa é fundamental, com sua infinidade de bares e casas de shows, sem contar a sensacional Rua do Lavradio. Não deixe de visitar Copacabana, Botafogo, Gamboa, Laranjeiras, o corredor cultural da Praça Tiradentes, fora os pontos tradicionais como Santa Tereza, o Cristo Redentor, o Maracanã e, claro, as belas praias do Flamengo e da Barra da Tijuca.
# E os ingressos? Como compro?
Ainda está sem ingresso para o Rock In Rio? Então corre AGORA MESMO pro site do festival e tente aproveitar a venda derradeira de entradas para o festival, que se iniciou no último dia 08 de agosto.
Vale lembrar que algumas datas já estão totalmente esgotadas.
Agora é hora de anotar algumas dicas para não passar perrengue durante os dias de festival na Cidade do Rock.
Para começar, lembre-se da lista abaixo com o que levar e o que não levar ao evento. Você pode ter que se desfazer de algum item não desejado na entrada do evento ou então sentir falta de algo que acabou ficando em casa.
# O que DEVE levar:
- Pulseira devidamente colocada no braço para acesso ao evento.
- Documentos pessoais.
- Óculos Escuros.
# O que PODE levar:
- Frutas cortadas e acondicionadas em embalagem transparente e não rígida, do tipo “Zip Lock”.
- Produtos industrializados fechados (ex.: biscoitos, torradas, barras de cereal, etc).
- Sanduiches acondicionados em embalagem transparente e não rígida, do tipo “Zip Lock”.
Lembrando que não será permitido o acesso com alimentos que representem intuito de comercialização ou que possam representar riscos à segurança. Será considerado um limite de até 05 (cinco) itens por pessoa das opções listadas acima. Qualquer quantidade que exceder este limite poderá ser descartada na entrada do evento.
# O que NÃO levar:
- Garrafas de qualquer gênero, tamanho ou material (exemplos: garrafas de água mineral, “squeezes”, etc), exceto garrafas plásticas para consumo de água, desde que sem tampa. A tampa poderá ser retirada pela segurança na entrada ou em qualquer local do evento.
- Embalagens rígidas e com tampa (exemplo: potes de plásticos do tipo “tupperware”).
- Latas
- Capacetes
- Armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo (facas, canivetes, etc).
- Cadeiras/banquinhos
- Guarda-chuvas
- Objetos pontiagudos
- Objetos perfurantes ou cortantes (tesoura, estiletes, pinças, cortadores de unha)
- Fogos de artificio, dispositivos explosivos, sinalizadores e aparatos incendiários de qualquer espécie.
- Objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, inclusive desodorantes de qualquer tipo, pasta ou escova de dente).
- Bebidas (em qualquer tipo de recipiente)
- Skate, bicicleta ou qualquer tipo de veiculo motorizado ou não.
- Isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem.
- Itens que possam ser utilizados para marketing de emboscada.
- Substâncias venenosas e/ou tóxicas, incluindo drogas ilegais.
- Bandeiras ou cartazes contendo mensagens ou símbolos com divulgações comerciais.
# Canga, chapéu, boné e capa de chuva? Leve!
Tá permitido levar canga, ir de chapéu e boné para o festival. Como a previsão do tempo para o festival ainda não é precisa, mas a chance de ter vários dias de muito sol é enorme, se proteger é importante.
Da mesma forma, deixe um espaço separado para aquela capa de chuva. Vai que cai uma água durante o seu show preferido e você não quer sair de perto do palco para se proteger, né?
# Protetor solar e protetor labial
Por favor, não esqueça o protetor solar. Em 2015, o Rock In Rio não contou com muitos pontos de sombra e, como o festival estará em um novo local, é impossível prever como isso pode se resolver na nova Cidade do Rock. Portanto, se você for encarar um dia de sol, não deixe de usar. O mesmo vale para o protetor labial.
# Qual calçado usar?
Ir a um festival é tão legal que a gente quer usar aquela roupa nova ou mostrar aquele tênis novo pra galera, não é? Por mais que a vontade seja grande, a nossa dica: não faça do Rock In Rio o seu desfile pessoal de moda. Você pode enfrentar problemas e acabar saindo de lá com uma roupa ou tênis que não vai querer usar depois. Experiência própria!
Outra dica importante é: pense no seu conforto e, principalmente, no conforto dos seus pés. Sabe aquele calçado que te incomoda depois de um tempo? Ou aquele que é pesado demais? Deixe ele em casa, afinal você tem uma maratona de shows pelo caminho e não quer que o seu pé desconfortável (e dolorido) vire um problema, né?
# Mochila: sim ou não?
Eu já fui daqueles que levava tudo o que achava necessário (carteira, celular, capa de chuva e ingresso) nos bolsos e fui feliz dessa forma no Rock In Rio em 2015, ainda que tenha sido obrigado a carregar coisas que comprei na mão e, claro, tenha corrido alguns riscos alheios a nossa vontade.
Você pode optar por levar tudo nos bolsos, mas se vai seguir as nossas dicas e levar alimentos, protetor solar, boné ou capa de chuva, uma mochila de pequeno ou médio porte pode ser fundamental para a sua sobrevivência no festival.
Se você vai com amigos, levem uma ou duas mochilas no máximo, concentrem tudo o que precisam nelas e revezem o seu carregamento ao longo do festival.
# Câmeras profissionais ou o famoso pau-de-selfie? Não leve!
Câmeras portáteis são liberadas e, com os celulares cada vez mais sensacionais que temos, levar uma câmera profissional se tornou inviável (pelo peso) e também não é permitido pela organização. Deixe esse tipo de equipamento para as pessoas que vão trabalhar no Rock In Rio. Você vai ver muitos por lá e pode pedir fotos sem problemas. Aposto que a maioria vai te atender com um sorriso no rosto.
Já o bastão para tirar fotos – conhecido mundialmente como o pau-de-selfie – não é permitido de jeito algum. Deixe em casa e, caso não tenha ninguém para tirar a foto de você e suas companhias, explore aquela pessoa que tem o maior braço entre vocês. 😀
# Carregadores portáteis
Você é daqueles que não pode viver offline e possui um carregador portátil para celular? Leve-o para o Rock In Rio. Apesar do festival oferecer espaços para carregar o seu aparelho, vale a pena ter uma opção ao alcance das mãos.
# Consumo dentro do festival
Quer uma dica: alimente-se bem, evite longos intervalos sem comer e não deixe de beber líquidos ao longo do dia. E claro, se for consumir itens alcoólicos, beba com responsabilidade.
Se você for levar alimentos para o evento, atente-se ao tipo de recipiente em que você irá levá-los. Abuse de barras de cereal, frutas cortadas e biscoitos doces e salgados, dentro do limite de itens, claro.
Outra dica é quanto ao calor: não me vai levar alimento que pode estragar (aquele sanduíche gostoso de maionese que você adora) se a temperatura estiver alta e ele tiver que passar muito tempo “cozinhando” na sua mochila ou bolsa, ok?
# Explore o Rock In Rio
Todo mundo quer ver os seus artistas preferidos, quer grudar na grade o mais rápido possível e ver tudo. Eu já fiz isso e esse é o comportamento comum de 90% das pessoas.
Com o passar dos anos, aprendi uma coisa legal: explorar o festival. Eu sei que aquela banda que você ouviu uma música pode fazer um show legal e você correrá o risco de se arrepender depois, mas vale a pena passar pelos espaços especiais criados pelo festival ou pelos pontos de ativação dos patrocinadores.
Outra opção legal do festival são os os brinquedos. Em 2015, eu aproveitei dois dos que estavam disponíveis (um por dia em que fui ao festival) e faria novamente. No entanto, se você quer fazer isso e não perder muito do festival, trate de chegar cedo, pois passar várias horas em uma fila e ver o festival indo embora não é legal.
Com os horários dos shows em mãos, se organize e tente ter um tempo para passar por esses espaços. Você pode curtir bastante!
# Prepare-se para andar!
Se você vai explorar, você vai andar. Esteja preparado para as caminhadas que o festival vai te proporcionar ao longo do dia.
# A dica mais importante de todas!
Vai curtir o festival? Então RESPEITE o próximo.
Não seja a pessoa babaca que agarra ou assedia. Não seja aquele que fura as filas existentes ou pega 50 produtos dos ativadores e deixa o coleguinha sem. Não trate mal aquele que está trabalhando no festival. Ajude o próximo quando necessário e respeite as diferenças.
O Rock In Rio foi feito para todos os gêneros (seja idade, sexo ou opção sexual) e também para diversos estilos musicais. Tenha em mente que todo mundo está ali pelo mesmo objetivo: ser feliz!
Você já está pronto para o Rock In Rio? O festival acontece entre os dias 15 e 24 de setembro no Rio de Janeiro e você encontra todas as informações sobre o festival aqui no Audiograma.