Uma das vozes mais virtuosas do grunge se calou. Chris Cornell, conhecido pelos trabalhos com o Soundgarden, Audioslave e Temple Of The Dog, foi encontrado morto na noite da última quarta-feira (17).
De acordo com a agência de notícias Associated Press, o representante do cantor foi o primeiro a confirmar a morte, mas sem revelar as suas causas. Segundo Brian Bumbery, a morte aconteceu “de repente e inesperada”.
Com 52 anos, Cornell ficou conhecido por inúmeros trabalhos ao longo de sua carreira. O maior deles é a sua passagem pelo Soundgarden, banda com quem lançou seis álbuns de estúdio. O músico também fez parte do Audioslave e do Temple Of The Dog, dois supergrupos formados por integrantes de diversas bandas.
O seu último trabalho foi a faixa solo “The Promise”, lançada através dos serviços de streaming em março deste ano.
Suicídio
Encontrado morto na cidade de Detroit, nos Estados Unidos, Chris Cornell se apresentou na noite da última quarta-feira (17) no Detroit Fox Theatre e, de acordo com o público presente, parecia animado com o show.
“Por volta da meia-noite [horário local], nós recebemos uma ligação no 911. Aparentemente um amigo da família foi procurar Cornell a pedido de sua mulher. Ele chegou ao hotel e encontrou o artista desacordado no chão do banheiro. A polícia foi até o local fazer procedimentos de primeiros socorros e ele foi dado como morto no lugar”, revelou a Polícia, através de comunicado oficial.
De acordo com a declaração, as investigações estão sendo feitas e o departamento trabalha com a hipótese de suicídio. “Até o momento, nossa investigação está seguindo a possibilidade de suicídio, mas devemos aguardar pelo parecer médico para determinar a causa da morte. Até este momento, não podemos dar muitas informações sobre o que observamos no quarto de hotel de Cornell ou o que nos levou a chegar a esta conclusão”, finalizou.
Em reportagem publicada pela revista Variety, uma fonte dentro da Polícia teria confirmado que Chris foi encontrado com uma faixa enrolada em seu pescoço.
Último show
Em turnê com o Soundgarden, Chris Cornell se apresentou ontem na cidade de Detroit com ingressos esgotados. Em um setlist com dezenove músicas, a banda passou pelos sucessos da carreira como “Outshined”, “Black Hole Sun” e “Spoonman”.
A última música tocada pela banda foi “Slaves & Bulldozers”. A faixa teve ainda um trecho com o refrão de “In My Time of Dying”, canção do Led Zeppelin que fala sobre os momentos finais de vida.
Família
O músico era casado com Vicky Karayiannis-Cornell e, além da esposa, era pai de três filhos. Um deles era de seu primeiro casamento, cuja separação ocorreu em 2004. Em declaração, o representante de Chris Cornell pede privacidade a família neste momento de tristeza.
A última passagem do músico pelo Brasil foi em dezembro, com a turnê Mundial Higher Truth. Os shows aconteceram em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.