A direção de videoclipes é apenas um entre tantos campos em que muitas mulheres se mostram incrivelmente talentosas, mas nem sempre recebem o destaque merecido.
Selecionamos alguma profissionais maravilhosas que atuam no audiovisual e concebem trabalho memoráveis.
# Floria Sigismondi
A fotógrafa ítalo-canadense dirige videoclipes desde os anos 1990 e consegue se equilibrar entre trabalhos que mostram o bizarro e outros que exigem uma ainda maior apreensão artística.
Em 1996, dirigiu o icônico “The Beautiful People”, do Marilyn Manson. Sua carreira é marcada por grandes sucessos e trabalhou com diversos artistas como David Bowie – ela dirigiu os maravilhosos “Little Wonder”, “The Stars (Are Out Tonight)” e “The Next Day” -, The White Stripes (“Blue Orchid”), Christina Aguilera (“Fighter” e “Hurt”), Incubus (“Megalomaniac” e “Talk Shows On Mute”) e The Dead Weather (“Die By The Drop”). Em 2013, o clipe de “Mirrors”, de Justin Timbelake, foi premiado com o VMA de Clipe do Ano.
Vale lembrar também que, em 2010, Floria dirigiu o filme The Runaways: Garotas do Rock, a cinebiografia da banda formada por mulheres na década de 1970.
# Valerie Faris
Ao lado de Jonathan Dayton, Valerie começou a atuar nessa área durante os anos 1980 e é responsável por videoclipes importantes na história da música como “Tonight, Tonight” (Smashing Pumpkins), “All Around The World” (Oasis), “Freak On a Leash” (Korn), “Califonication” e “Otherside” (entre outros do Red Hot Chili Peppers), “Been Caught Stealing” (Jane’s Addiction), “More Than Words” (Extreme) e “I Don’t Want to Grow Up” (Ramones).
Também ao lado de Dayton, dirigiu o premiado filme Pequena Miss Sunshine, de 2006, e Ruby Sparks: A Namorada Perfeita, de 2012.
# Melina Matsoukas
Melina Matsoukas (foto destaque) é uma verdadeira referência da direção de videoclipes. Iniciou a carreira em 2006 e é bastante presente no mundo pop, tendo trabalhado, entre vários outros artistas, com a diva Whitney Houston (em “Million Dollar Bill” e “I Look to You”), Lady Gaga (“Just Dance” e “Beautiful, Dirty, Rich”), as poderosíssimas Ciara e Missy Elliot (“Work”), Kylie Minogue (“Wom” e “In My Arms”) e Jennifer Lopez (no elegante “Hold It Don’t Drop It” e no sexy “I’m Into You”).
Ela é também a responsável por diversos clipes das rainhas Beyoncé (“Pretty Hurts”, “Move Your Body” e “Diva” são exemplos) e Rihanna (“We Found Love”, “Rude Boy” e “Rockstar 101”, entre outros). Como se não bastasse esse currículo invejável, ela dirigiu também o magnífico “Formation”.
Maravilhosa essa mulher.
# Kátia Lund
A cineasta brasileira tem como característica mais marcante a exposição de questões sociais como o racismo e a desigualdade.
Em 1996, trabalhou ao lado de Spike Lee na produção do videoclipe “They Don’t Care About Us”, do Michael Jackson, filmado na Bahia. Trabalhou com João Moreira Salles na direção do documentário Notícias de Uma Guerra Particular e, ao lado de Fernando Meirelles, dirigiu o premiado filme Cidade de Deus.
Kátia dividiu com João Wainer a direção do videoclipe “Boa Esperança”, do rapper Emicida, mas sua maior investida musical foi em 1999, com “A Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)”, da banda O Rappa, onde ela trabalhou ao lado de Breno Silveira e Paulo Lins. O clipe foi filmado no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, e mostra a situação de pessoas simples que vivem expostas ao perigo do tráfico de drogas e da força policial. Ganhou o VMB de 2000 em seis categorias, incluindo Melhor Direção e Videoclipe do Ano.
# Sophie Muller
A inglesa dirige videoclipes desde os anos 1990 e seu nome, bastante famoso no mundo pop, atingiu o auge nos anos 2000, graças ao currículo invejável que inclui a parceria com a cantora Gwen Stefani (o que rendeu os clipes de “4 in the Morning”, “Wind It Up”, “Cool”, “Luxurious” e “Used to Love You”); “Broken-Hearted Girl”, da Beyoncé; o clipe mais “normalzinho” da Bjork, “Venus As a Boy”; “Stay”, da Rihanna; o marcante “Hips Don’t Lie”, da Shakira; “She Will Be Loved”, do Maroon 5; e o queridinho de muita gente que era adolescente nos anos 2000, “Mr. Brightside”, da banda The Killers.