Depois de mostrar aquelas que foram as nossas decepções do mundo musical ao longo do ano, tá na hora de fazer a lista inversa, certo?
A nossa equipe se reuniu e separou cinco itens capazes de nos mostrar quem fez bonito na música em 2016, seja lançando um álbum, dando um novo direcionamento para a carreira, apostando em novos artistas ou, simplesmente, dando um presente mais do que especial para os fãs.
Tá pronto para mais uma lista?
# Tiago Iorc e a revelação Anavitória
Se o lado cantor de Tiago Iorc não tem do que reclamar com “Amei Te Ver” e “Me Espera” fazendo sucesso, shows esgotados e salas de cinema no Brasil para ver o resultado de seu DVD, o seu lado produtor também vai bem obrigado. Isso porque certa dupla chamou a atenção da internet e recebeu o apoio de Tiago e seu empresário. E assim, o duo Anavitoria chegou até o conhecimento geral da nação. Com o debut, as meninas já conquistaram muitos fãs com a sonoridade pop diferente das influencias do pop americano, e conseguem usar viola caipira e violão sem soar como sertanejo (mesmo sendo dupla).
# Metallica e Kings Of Leon
Você deve estar se perguntando o motivo de colocarmos as duas bandas em um mesmo tópico e vamos explicar agora. Tanto o Metallica quanto o Kings Of Leon resolveram lançar discos em 2016 e nenhum dos dois trabalhos era visto sem um pouco de desconfiança pelo público em geral. Fora os respectivos fãs, a expectativa em torno de Hardwired… to Self-Destruct e WALLS não era grande e talvez isso tenha ajudado no resultado final.
Tanto o Metallica quanto o Kings Of Leon superaram as expectativas entregando bons álbuns e músicas que acabaram entrando em nosso HOT 100 em 2016. Como costumam dizer por aí, as duas bandas chutaram bundas e da melhor forma possível.
# ZAYN
Existe vida após deixar uma boyband de sucesso e, se o Justin Timberlake já nos provou isso logo no lançamento de Justified (2002), por qual motivo não acreditar que esse raio pode cair no mundo da música de novo, certo? Pois ZAYN acreditou nisso e, exatamente um ano após deixar o One Direction, lançou o seu primeiro álbum solo.
Mind Of Mine chegou repleto de boas músicas, mostrando influências que não cabiam em sua antiga banda e apresentando ao mundo um outro lado de Zain Javadd Malik que muitos não conheciam. Rapidamente, músicas como “PILLOWTALK”, “sHe”, “BeFoUr” e “TiO” se tornaram presença em diversas playlists e listas de boas músicas por aí e rendendo elogios ao garoto de 23 anos.
# A cena independente brasileira
A música independente no Brasil vai muito bem, obrigado. É cada vez mais interessante vasculhar o que é feito em diversos lugares do Brasil e acompanhar tanto o trabalho de músicos, produtores de eventos e também aqueles que focam a produção de seu conteúdo nessa cena.
Tivemos nesse ano o privilégio de contar com conteúdos produzidos por uma galera que respira o cenário independente e entre artistas nacionais para quem cansou do mainstream e artistas da efervercente cena paraense, foi interessante acompanhar todo o profissionalismo e dedicação em torno do independente, principalmente em Belo Horizonte, com a formação de coletivos e a difusão cada vez maior da cena local.
# As despedidas de David Bowie e Leonard Cohen
Para fechar, não era possível deixar de citar especialmente esses dois gênios da música. O mundo ficou triste este ano com perdas de nomes como Prince, Naná Vasconcelos, Cauby Peixoto, Peninha, Sharon Jones, Vander Lee, Christina Grimmie e Billy Paul, mas talvez as duas perdas que marcam o ano são as de David Bowie e Leonard Cohen. E dizemos isso por um seguinte fato: Ambos lançaram discos em 2016.
Tanto Blackstar como You Want It Darker podem ser vistos como álbuns de despedida. Enquanto Bowie lançou um disco denso em janeiro e que ganhou um significado forte dois dias depois dele ser disponibilizado, Cohen já flertava com a morte em suas letras e entrevistas na época em que o disco saiu.
Ambos os trabalhos ficam como registros honestos e belos de duas incríveis carreiras e ganham uma simbologia ainda mais especial, dois presentes para os fãs.
Veja as demais listas do nosso #LISTÃO2016 através de nosso site.