Se tem uma coisa capaz de prender o espectador ao longo de um filme ou série é a sua trilha sonora. Seja todo o elemento instrumental que envolve uma cena ou por ser uma música que você se identifica, é bem interessante ver como diversas músicas se encaixam em determinadas cenas, sejam elas já conhecidas ou compostas especialmente para aquela produção.
Com isso em mente, a equipe do Audiograma sentou e separou aquelas que acreditamos ser as cinco melhores trilhas sonoras de 2016 no mundo do cinema e também das séries. Se você viu as séries ou filmes, vai se lembrar de momentos especiais e, caso não tenha visto, esse pode ser o motivo para você dar uma chance ainda neste ano.
Vamos lá?
# Stranger Things
Ambientada nos anos 80, Stranger Things retrata de forma fiel a década e, rapidamente, se tornou um prato cheio para quem viveu ou gostaria de ter vivido nesse período. Enquanto nos conta a história de um adolescente que desaparece misteriosamente na pequena Montauk, Long Island, a série mescla suspense, terror e excelentes referências oitentistas. Criada pelos irmãos Duffer, a série jorra referências a filmes clássicos da época e, como não poderia deixar de ser, ao que fazia sucesso na música. É difícil não ser nostálgico (ou confirmar esse seu lado especial) ao ouvir nomes como The Clash, New Order, Dolly Parton, Jefferson Airplane, Toto ou então se impressionar com as criações originais feitas pela dupla Kyle Dixon e Michael Stein, responsáveis pela trilha. Por si só, a série já seria uma pedida interessante e, com a trilha sonora, ela se torna ainda mais incrível.
# The Get Down
The Get Down mergulha nos anos 70 e nos mostra os sonhos e aspirações de jovens latinos e negros do Bronx, em Nova Iorque. Mesclando fatos reais com ficção, a série explora o período histórico na arte e, principalmente, na música que está entre o declínio da era Disco e do surgimento do Hip-hop, tudo isso caminhando lado a lado com os problemas urbanos, conflitos sociais e a marginalização cada vez mais forte da periferia.
Com um pano de fundo como esse, a trilha sonora seria algo fundamental para o andamento da série e, entre composições inéditas e hits dos anos setenta, The Get Down te dá provavelmente uma das melhores trilhas sonoras criadas até hoje, saindo de clássicos da Disco como “Bad Girls” da Donna Summer e chegando até nomes atuais como ZAYN e Miguel, que emprestam seu talento para faixas inéditas criadas especialmente para a série, coproduzida por NAS e o diretor Baz Luhrmann. Não dá para passar batido por essa trilha sonora, muito menos pela série.
# Deadpool
Mais que um inusitado filme de super-herói que faz uma paródia de todos os outros longas parecidos, Deadpool chamou a atenção do público e crítica por saber trabalhar perfeitamente com o uso de canções populares em sua trilha. Ao contrário da falta de noção de Esquadrão Suicida, que mais parecia uma seleção de clipes da MTV, Deadpool não usa as músicas como muletas para disfarçar seus defeitos. Inclusive, há uma referência deliciosa para Diga o que quiserem, de Cameron Crowe, ao som daquela que considero a música mais chata do universo, “Careless Whisper”.
# Suicide Squad
O filme foi adorado por uns e odiado por outros (como pudemos ver no texto anterior), mas uma coisa é fato: a trilha sonora não decepcionou o seu público. De “Bohemian Rhapsody” cantada pelo Panic! At The Disco ao Twenty One Pilots, com uma pitada de Imagine Dragons, a trilha sonora do filme acabou sendo um sucesso… pra muitos, um sucesso muito maior que o do próprio filme.
# Westworld
Westworld é a série sensação de 2016 para quem não foi capturado pela viagem ao passado que Strange Things proporcionou. Produzida por Jonathan Nolan, fã declarado de Radiohead, a série não economizou nas homenagens à banda de Thom Yorke. Mas não ficou só nisso: Rolling Stones, Nine Inch Nails, The Cure e Soundgarden são algumas das atrações musicais que apareceram ao longo dos dez episódios insanos da série. Foda define.
Veja as demais listas do nosso #LISTÃO2016 através de nosso site.