Meghan Trainor é uma daquelas cantoras que aparecem do nada na mídia e poucos acreditam em seu potencial, mas num instante o seu devido valor é colocado em pauta e assim surge uma nova estrela. A voz é afinada e chamativa como a de muitas, talvez por isso não haja tanta empolgação em volta do seu nome. Mas a questão é que ela conseguiu o que muitos artistas almejam em um começo de carreira e poucos conseguem: destaque.
A cantora americana foi inteligente em seu início. Levantou bandeira para determinada causa e com seu single conseguiu chamar atenção das pessoas com um já famoso e certeiro tema: o da real beleza feminina. All About That Bass, a música em questão, tem como função abraçar àquelas mulheres que não se sentem confortáveis com os padrões impostos pelas revistas e estilistas e as encorajam a se amarem do jeito que elas realmente são. Além disso, a artista teve a inteligente ideia de usar a fórmula da letra forte, refrão chiclete e melodia marcante, o que ainda chama mais atenção em torno do single. A voz de Trainor pode parecer irritante em uma primeira audição, mas o significado da letra se destaca e deixa a canção divertida de se ouvir, principalmente por causa do clipe engraçado e colorido que ela produziu.
Esse é o primeiro single da artista e logo um sucesso. Para quem não andou caminhando na Terra ultimamente, Meghan é número um na parada mais importante dos EUA há algumas semanas e não parece abrir brecha para novo posicionamento. E para quem acha que ela entrará para a temida categoria de “one-hit wonder“, é melhor rever seus conceitos e habilidades de previsão, pois a moça tem mais talento do que se possa imaginar. Isso é notável quando logo de início ela entrega alguns hits em potencial no seu primeiro trabalho.
A cantora prepara seu disco de estreia para breve, mas enquanto isso não acontece, ela lançou um EP intitulado “Title” com quatro músicas de sua autoria. O disco é uma espécie de aperitivo para o público e uma (ótima) maneira dos fãs mais ansiosos conhecerem mais da artista. Em “Title”, Meghan reúne o Pop, Soul, Folk e até mesmo o Hip Hop e tal mistura se resulta num álbum consistente e gostoso de se ouvir. E como já dito, um trabalho que não tem cara de que vai render apenas um single de sucesso. Em alguns momentos, a artista faz lembrar o que a britânica Eliza Doolitlle já fez em dois CDs e isso não é algo nada ruim. Pelo contrário. É superinteressante ver cantoras Pop que fogem do famoso apelo sexual, coreografias bem elaboradas e pouca roupa.
A artista aposta em dois temas que funcionam bem dentro do seu universo: o relacionamento amoroso e a autoajuda. All About That Bass é uma crítica à imagem fora da realidade da beleza feminina que a mídia insiste em impor e que muitas mulheres acabam se rendendo. Meghan discursa sobre o poder de se aceitar, assim como faz em “Close Your Eyes”, música que convida às pessoas a mostrarem o que há de belo em si próprio. Já nas outras duas canções, a artista coloca em pauta o amor e o relacionamento. Na música-título do EP, Meghan mostra uma letra divertida que é quase que uma intimação para os caras que não têm a coragem de botar um rótulo numa relação. Em “Dear Future Housband”, ela faz uma lista de qualidades que um homem deve possuir para virar seu futuro marido.
O grande problema de se fazer sucesso imediato é o fato das pessoas, de certa forma, criticarem e até invejaram tal posição do artista, seja por não gostarem dele ou por qualquer outro motivo pessoal. Talvez também por se criar uma expectativa grande em torno do segundo single que ele pretende lançar. O público fica esperando um novo #1 nas paradas e acaba se esquecendo que esse número tão cobiçado não é significado único para se enquadrar uma música como um hit. Há tantos artistas renomados por aí que tem tantos sucessos em suas carreiras, mas tais canções nunca passearam pelos topos das principais paradas. Uma música que está na boca e nos ouvidos do público é tão sucesso quanto aquela que reina no primeiro lugar.
Pode parecer arriscado dizer, mas ouvindo “Title”, e rezando para que o primeiro álbum siga esse mesmo caminho de produção, é justo palpitar que Meghan Trainor veio para ficar. E para atingir o tão temido “flop” – palavra que indica um fracasso de um artista e que muitos já enquadram a cantora – será preciso muita má sorte e um mau gerenciamento de carreira, coisa que pelo visto ela definitivamente não parece ter. Portanto, ponto mais que positivo para a música Pop.
Meghan Trainor – Title (EP)
Lançamento: 9 de setembro de 2014
Gravadora: Epic Records
Gênero: Pop, Soul, Folk
Produção: Kevin Kadish
Faixas:
1. All About That Bass
2. Title
3. Dear Future Housband
4. Close Your Eyes