Molchat Doma é uma banda de post-punk da Bielorrússia e foi formada em 2017. Atualmente é uma das figuras proeminentes da cena alternativa russa, com um post-punk poderoso, letras melancólicas e distintas influências que geraram ainda mais destaque em diversos festivais e turnês ao redor do mundo. Inclusive, fizeram seu primeiro show no Brasil no ano passado, com apresentação única (sold out) em uma das casas de shows mais tradicionais de São Paulo, a Audio.
A história da banda começou em Minsk, capital da Bielorrússia. O grupo foi formado por três amigos de infância: Egor Shkutko (vocalista), Roman Komogortsev (guitarrista) e Pavel Kozlov (sintetizadores). O nome “Molchat Doma”, em russo, significa “Silêncio em Casa”, o que reflete a atmosfera melancólica e introspectiva de suas músicas e seus memoráveis sintetizadores.
A música do Molchat Doma é frequentemente classificada como post-punk, mas a banda incorpora elementos de várias outras vertentes musicais, como synth-pop e coldwave. Seu som é caracterizado por sintetizadores etéreos, guitarras reverberantes e uma voz profundamente emotiva de seu vocalista. Quando tentamos comparar o som feito pela banda com qualquer outro artista ou banda simplesmente a mente dá um nó: eles são únicos.
Apesar da originalidade, é nítido que foram diretamente influenciados por Joy Division. No entanto, o grupo entrega um trabalho final completamente fora de tudo que escutamos atualmente. A influência do The Cure também é perceptível em alguns contextos, inclusive eles usam a canção “A Forest” como interlúdio em alguns shows. Além disso, elementos da música tradicional russa e eslava podem ser encontrados em algumas de suas canções, proporcionando uma abordagem original ao gênero.
3 músicas para mergulhar no universo Molchat Doma
“дома молчат” ou, em tradução extremamente literal, “Casas silenciosas”: Foi aqui que tudo começou. Ela é literalmente a track 1 do álbum 1, presente no disco S krysh nashikh domov, de 2017. A canção faz diversas alusões e cria alguns questionamentos que te passam uma mensagem subliminar. A experiência é equiparada a ver algo nitidamente em meio a neblina.
“клетка” ou, em tradução extremamente literal, “Escadas”: Alô frequentadores do Madame Satã, em SP, essa é para vocês! (sinceros, risos) Aqui estamos falando da ELITE. Isso aqui é simplesmente o ápice do punk em sua mais doce e pura melancolia.
Presente no álbum Этажи, de 2018, a canção é atmosférica, tem uma letra enigmática e faz novamente alusões a situações complexas da vida.
A interpretação da canção cabe a cada um, é como ouvir a mesma coisa, porém cada vez sentir um significado diferente. A versão apresentada em sua última turnê tem um pouco mais de força nos sintetizadores. A versão é animal! Recomendo ouvir tanto em streaming ou até mesmo nos bons vídeos de shows no Youtube.
“Дискотека” ou, em tradução extremamente literal, “Discoteca”: Quem foi que disse que o punk não dança? Bom, o nome da música é um tanto quanto sugestivo, devo concordar. A canção apresenta uma nova vertente, mais leve e bem divertida da banda. É uma quebra de expectativa e uma ruptura mental para a obra do Molchat Doma, presente em seu mais recente disco Монумент, de 2020.
Ainda que suas músicas sejam em russo e abordam temas melancólicos e introspectivos, a banda Molchat Doma conquistou fãs ao redor do mundo, especialmente na Europa e nas Américas. A expansão se deve a autenticidade deles e da simpatia quando falamos em comunicação com seus fãs. A banda realmente faz um show inesquecível.
Aberto aqui a temporada de comentários pessoais do autor que conversa com vocês:
Estive no show em 2022, e a experiência foi inexplicável. Entendo pouco da língua russa, porém a conexão que a banda passa e tão intensa que em conjunto com a melodia, a absorção de cada momento é aterrorizante. Me senti o tempo todo em uma viagem de avião na chuva que, apesar de te causar certo medo e estranheza, te deixa maravilhado com a paisagem lá fora. É como observar a beleza em meio à melancolia do caos.
O surgimento do Molchat Doma e sua crescente popularidade são representativos do interesse global na música produzida na Rússia e em outros países de língua russa. Além disso, a ascensão do Molchat Doma tem ajudado a aumentar a visibilidade da cena musical alternativa russa, se destacando não apenas por sua sonoridade, mas também por suas letras, que muitas vezes abordam temas políticos e sociais. (Prometo voltar aqui daqui um tempo para aprofundar mais o assunto, combinado?).
Molchat Doma é uma banda que emergiu para colocar fogo no post-punk mundial, trazendo um som melancólico que ressoou com fãs em todos os lugares do planeta. Sua combinação de influências do post-punk britânico com elementos da música eslava permitiu criar um estilo próprio e autêntico.
Enquanto continuam a conquistar públicos e expandir sua base de fãs, o Molchat Doma continua a ser uma figura significativa na cena musical alternativa, tanto em seu país de origem quanto internacionalmente, sendo uma das maiores promessas da nova geração de bandas punk.