Mais um caso de música que viralizou no TikTok e fez um novo artista estourar, mas juro que vale a pena: ouvi o hit “Gaslight”, pirei e fui atrás de descobrir tudo o que podia sobre a música e a artista. Felizmente, não me arrependi e vim aqui compartilhar com vocês. Antes de mais nada, dá o play e vê se reconhece essa música de algum lugar (afinal, já são mais de 2 milhões de vídeos usando ela como trilha apenas no TikTok, isso sem contar o Instagram):
Esse é o projeto INJI, da cantora Inci Gurun, de 23 anos, nascida em Instambul. Ela começou na música cedo, estudando piano clássico desde criança em conservatórios na Turquia e até participando de competições pela Europa, depois fazendo aulas de canto em corais e grupos de jazz no Ensino Médio, quando morava em Londres. Hoje, ela vive na Filadélfia, EUA, onde estuda na University of Pennsylvania.
Cursando Finanças e Administração de Empresas, sua aspiração era se formar e trabalhar em uma startup, mas depois do sucesso repentino começou a considerar ser artista profissional e abraçar sua paixão de infância, que é cantar. Ainda assim, quer terminar a faculdade e garantir o seu diploma.
Na própria faculdade, Inci entrou no tradicional grupo de canto à capela universitário Penn Counterparts, que existe desde 1981, e montou uma banda de jazz. Ela já estava fazendo shows pelo campus e se juntou ao colega Alex Graf, que frequenta a mesma universidade (e que já era seu baterista e entendia de produção) para começar um projeto autoral e lançar umas músicas no Spotify. Também ajudou na missão Jonah Jurick, o Hei$t. Todos têm entre 22 e 23 anos!
Gaslight
Juntos, eles lançaram em abril de 2022 o primeiro hit, “GASLIGHT”, que fará parte de um EP com cinco faixas nessa pegada divertida e jovem de noitada com as amigas, bebedeira, festas, falar mal de ex e rir da vida. Até a inspiração desse primeiro single veio do próprio TikTok, depois de Inci ver um vídeo explicando o que era gaslighting — uma forma de abuso e manipulação psicológica na qual informações são inventadas, distorcidas ou omitidas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade. O termo vem da peça teatral “Gas Light”, de 1938, onde um marido abusivo mexia na iluminação da casa mas negava a mudança para confundir sua mulher e a fazer pensar que estava louca. O termo “Gaslighting” é utilizado desde 1960 para descrever a manipulação do sentido de realidade de alguém.
Importante frisar que a Inci canta muito bem ao vivo também, confira:
Ajuda dos universitários
Toda a arte e a identidade visual do projeto INJI (vídeos, fotos, design, clipes) estão sendo feitas por alunos da Penn, como é chamada a Universidade da Pensilvânia. Os colegas também fazem questão de tocar as músicas dela em todas as festas e bares locais. O apoio da comunidade de estudantes aliado à viralização nas redes sociais levaram Inci a aparecer como destaque na BBC e no Tidal e a acumular mais de 6 milhões plays no Spotify.
O segundo single de INJI, “Madeline”, foi lançado em setembro e é igualmente genial:
Não sei vocês, mas eu não consigo parar de ouvir essas duas músicas e não vejo a hora de ela liberar o EP inteiro.
A força do TikTok para artistas independentes
Pesquisando sobre hits virais do TikTok, eu também descobri que a maioria deles são causados por conteúdo orgânico, sem investimentos de mídia paga ou influenciadores. É o que afirma um relatório feito pela agência de consultoria criativa ContraBrand, dos EUA.
O estudo analisou os gráficos semanais de consumo de música no app no primeiro semestre de 2022 em 20 países, incluindo o Brasil, EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, Alemanha, Coreia do Sul, Japão e Filipinas.
Foi constatado que, entre as músicas do Top 200 do TikTok que também alcançaram 1 milhão de streams no Spotify, 63,8% vieram de conteúdo orgânico postado por usuários comuns, enquanto apenas 9,1% foram impulsionados por marketing de influenciadores e 2,5% por anúncios pagos.
O conteúdo gerado diretamente por artistas na plataforma é o método mais comum (e mais barato) de divulgar um single e torná-lo viral. Apenas em 2022, 74 artistas lançaram suas próprias carreiras postando conteúdo no TikTok e, dsse total, 23 (ou 31%) conseguiram chegar à importante conquista de 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify depois de estourarem no TikTok.
A ContraBrand também informa que 56% dos artistas analisados não têm contrato com uma gravadora, sendo que os artistas independentes ultrapassam os assinados chegando mais rápido à marca de 100 mil visualizações no TikTok.
E metade deles já estava produzindo conteúdo na plataforma há uma média de 18 meses antes de estourar, então é importante alimentar o seu perfil no TikTok se você for um artista independente — mas não foi o caso da INJI, que entrou na plataforma apenas 2 meses antes de “Gaslight” virar um super hit: uma exceção.
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