O novo lineup do Lollapalooza Brasil rendeu algumas boas surpresas quanto o assunto é o Rock.
Muito se discute a respeito do espaço que o gênero ocupa atualmente no mainstream. No Brasil, essa conversa ganhou mais ingredientes após o anúncio das atrações que estarão no Autódromo de Interlagos em março do ano que vem.
Só para ilustrar, o festival tem entregado alguns nomes interessantes para quem gosta do gênero e que vão além de seus headliners. Em 2019, nomes como Fever 333, Interpol e o Greta Van Fleet passaram pelo país; em 2018 recebemos Royal Blood e Spoon; enquanto há três anos vieram o Catfish And The Bottlemen, Silversun Pickups e o Jimmy Eat World.
Ao falar das atrações principais, na sexta-feira temos The Strokes e Machine Gun Kelly, conhecido no rap mas que resolveu apostar no pop-punk em seu Tickets to My Downfall (2020). O sábado tem Miley Cyrus, que volta ao país mais roqueira do que nunca com a turnê do álbum Plastic Hearts (2020). Por sua vez, o domingo é capitaneado pelo velho conhecido Foo Fighters.
No entanto, é no “meio de campo” que estão atrações interessantes e capazes de aquecer os fãs do gênero até a chegada das atrações principais. O festival nos oferece shows de The Wombats, A Day To Remember, King Gizzard & The Lizard Wizard, Black Pumas, Phoebe Bridgers, IDLES, os veteranos Alexisonfire e Jane’s Addiction, além de Fresno e Detonautas representando a ala brasileira.
Existem ainda outras atrações bem interessantes do festival para você ouvir. Por isso, separei cinco nomes para você colocar na sua lista de shows para ver nos três dias de Lolla.
# LP
LP é o nome de trabalho de Laura Pergolizzi, cantora, compositora, referência de moda e ativista LGBTQI+. Ainda que tenha ganhado mais visibilidade a partir de 2016, com o lançamento do álbum Lost On You, a artista não é uma novata no mundo da música, tendo composto para artistas como Cher, Rihanna, Backstreet Boys, Celine Dion e Christina Aguilera, para citar alguns.
Navegando entre o indie-rock, pop e alternativo, Laura fincou bandeira com o seu quinto álbum, o elogiado Heart to Mouth (2018). Muito disso se deve a sua abordagem direta e sem filtros para temas como amor, insegurança, infidelidade ou arrependimento. “Quando pego o microfone e começo a fazer melodias, posso sentir essa conexão direta entre meu coração e a minha voz. Antes, era como uma cidade cheia de ruas que precisava da minha atenção para não me perder. Agora, sinto que tenho uma avenida para comunicar emoções. Sejam músicas mais tristes ou músicas de estádio, todos eles vêm do mesmo lugar”, afirma.
Um dos nomes que se manteve no novo lineup do Lolla, LP virá ao Brasil com um trabalho fresquinho nas mãos: trata-se de Churches, álbum que sairá em dezembro e contará com os já conhecidos singles “Goodbye” e “Angels”. A sua apresentação acontece na sexta-feira, 25 de março.
# menores atos
Se você procura um artista nacional para ouvir, talvez a menores atos seja aquela que vai atender aos seus anseios por um bom som. Tida como uma das maiores revelações do rock brasileiro dos últimos anos, a banda carioca apresenta a soma da energia e juventude do rock, com a poesia, simplicidade e sofisticação presente em outros gêneros.
Após o interesse trabalho de estreia, Animalia (2014), a menores atos confirmou todas as expectativas geradas pelo público e crítica em seu segundo e mais recente registro, Lapso (2018). Como resultado, o álbum rendeu uma turnê que passou por diversos festivais brasileiros, parcerias e um registro ao vivo. Agora, para aquecer os motores em sua retomada, a banda lançará o EP Lúmen, com cinco faixas inéditas, que devem aparecer em seu lineup no terceiro dia de festival.
# Turnstile
Se você é daqueles que gosta de Punk ou Hardcore, o Turnstile é um nome que merece a sua atenção. O quinteto estadunidense está na ativa desde 2010, mas começou a chamar a atenção por volta de 2016, com o lançamento do EP Move Thru Me e a boa rotação da faixa “Come Back for More/Harder on You”.
Aparecendo em charts e ganhando o público, a banda logo conseguiu um contrato com a Roadrunner Records e, em 2018, lançou o seu segundo álbum, Time & Space. Singles como “Real Thing” e “Generator” serviram para consolidar o trabalho da banda e pavimentar o caminho para Glow On, o seu elogiado e mais recente registro de estúdio, lançado neste ano.
Para muitos, o trabalho é um dos grandes álbuns do ano, o que credencia ainda mais a apresentação que acontece no primeiro dia de Lolla.
# Terno Rei
Outra banda nacional interessante na cena, os paulistanos da Terno Rei ganharam destaque com o álbum Violeta, o seu terceiro registro de estúdio, lançado pela Balaclava Records em 2019. Faixas como “Solidão de Volta”, “Dia Lindo” e “Medo” logo ganharam as mais variadas playlists nas plataformas de streaming, ao passo que o quarteto se tornou presença fácil em vários festivais realizados no país naquele ano.
Além das canções do novo álbum, a apresentação do Terno Rei no segundo dia de Lollapalooza Brasil contará ainda com faixas de seus dois EPs e também dos álbuns Vigília (2014) e Essa Noite Bateu Com Um Sonho (2016). O certo é que Ale Sater, Bruno Rodrigues, Greg Vinha e Luis Cardoso estão prontos para fazer um dos shows nacionais mais interessantes do festival.
# JXDN
O quinto nome da lista provavelmente é o mais jovem dos citados e se tornou conhecido inicialmente por sua presença no TikTok. JXDN é o nome adotado por Jaden Isaiah Hossler, estadunidense de vinte anos e que possui milhões de seguidores na plataforma de vídeos curtos.
No começo de 2020, o jovem soltou o seu primeiro single, “Comatose”, e logo despertou a atenção daquele que pode ser considerado como o responsável pelo renascimento do pop-punk entre os jovens e, por consequência, no mainstream: o baterista Travis Barker. Daí para um contrato com a DTA Records foi um pulo e, em seguida, Jaden lançou alguns singles e uma versão elogiada de “Drivers License”, o hit de Olivia Rodrigo.
Em julho deste ano, JXDN lançou o álbum Tell Me About Tomorrow. Produzido por Barker, o registro tem participações de Machine Gun Kelly e Iann Dior, que aparecem nas faixas “Wanna Be” e “Tonight”, respectivamente. Pensando que JXDN e MGK se apresentam no primeiro dia de festival, será que teremos um encontro no palco?
# Que tal uma playlist?
Ficou curioso e quer ouvir mais sobre as nossas dicas para o Lollapalooza? Preparamos uma playlist com faixas desses e de outros artistas que representarão o rock dentro do festival.
Fique ligado em nosso especial e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o Lollapalooza Brasil, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.