O Sesc São Paulo anuncia a realização do SESC JAZZ, festival multiplataforma que marca o início da retomada das atividades presenciais.
Com mais de 20 shows nacionais em formato híbrido, além de exibições de shows internacionais, ações formativas, produções audiovisuais inéditas, mostra de filmes e apresentações do acervo Sesc SP, o festival acontece entre os dias 15 e 31 de outubro e se debruça sobre uma compreensão expandida do jazz e sua presença na música contemporânea, tendo como eixos norteadores conceitos como território, tradição, memória, diversidade e vanguarda.
Nomes consagrados e outros menos conhecidos do grande público, de diferentes épocas e culturas, em formações reduzidas ou em big band, flertam com a tradição e com o experimentalismo, fundem-se a outros estilos como blues, funk, soul, r&b, pop, punk, rock, hip-hop, afrobeat, música cubana e africana, samba, choro, baião, bossa-nova e ao chamado “UPB: universo percussivo baiano”.
A programação traz veteranos como Joyce Moreno, que recebe a participação de João Donato; Romero Lubambo, comemorando 50 anos de carreira; Hamilton de Holanda (foto abaixo), em show especial explorando as relações estéticas entre o choro e o jazz; Amaro Freitas, celebrando sua ancestralidade negra e convidando os conterrâneos Henrique Albino, Hugo Medeiros, Laís de Assis e Lucas dos Prazeres; o Jazz das Minas, uma roda de afro-samba-jazz capitaneada pela pianista Maíra de Freitas; e a cantora norte americana Alissa Sanders, que recebe a participação de Anelis Assumpção; entre outros convidados.
Em respeito ao contexto sanitário atual, com exceção para apresentações presenciais e ao vivo de artistas internacionais residentes no Brasil, como é o caso do contrabaixista cubano Aniel Someillan, a maioria das atrações internacionais serão contempladas por meio de exibições gravadas e exibidas no canal do Sesc São Paulo no YouTube e no Instagram @sescaovivo. Entre elas estão o guitarrista espanhol José Quevedo Bolita, a pianista dinamarquesa Kathrine Windfeld e o quarteto NΔBOU, liderado pela trombonista belga Nabou Claerhout.
Além dos shows, o universo jazzístico é retratado na linguagem audiovisual por meio de uma mostra de filmes clássicos e de vanguarda e da websérie inédita Jazzpora, sobre o tema, sua história e personagens, enquanto ações formativas ministrados por músicos e estudiosos do gênero contribuem na troca de conhecimentos e na ampliação de plateias.
A terceira edição do festival, antes conhecido como Jazz na Fábrica, também presta homenagem aos principais festivais de jazz, música instrumental e experimental da cena independente no Brasil por meio de uma websérie inédita, e disponibilizará shows do acervo do Sesc São Paulo, que incluem projetos como Nublu Jazz & Blues, Instrumental Sesc Brasil, Jazz na Fábrica, Mostra Sesc de Artes, shows do Selo Sesc e outras apresentações que integraram a programação das unidades do Sesc São Paulo ao longo dos últimos anos.
As apresentações presenciais com plateia reduzida serão realizadas nas unidades do Sesc Consolação, Pinheiros, Pompeia e Vila Mariana. Todas contarão com transmissão ao vivo.
SERVIÇO: SESC JAZZ
Data: 15 a 31 de outubro de 2021
Local: Sesc Consolação, Pinheiros, Pompeia e Vila Mariana.
- Sesc Consolação: Rua Dr. Vila Nova, 245. Terça a sexta: 7h às 20h. Sábados, domingos e feriados: 10h às 14h (somente mediante agendamento). Infos: (11) 3234-3000.
- Sesc Vila Mariana: Rua Pelotas, 141. Terça a sexta: 7h às 20h. Sábado: 10h às 17h. Domingo: 10h às 14h30 (somente mediante agendamento). Infos: (11) 5080-3000.
- Sesc Pompeia: Rua Clélia, 93. Terça a sábado: 10h às 22h. Domingos e feriados: 10h às 19h. Infos: (11) 3871-7700.
- Sesc Pinheiros: Rua Paes Leme, 195. Terça a sexta: 8h às 20h. Sábado: 8h às 16h. Domingo: 10h às 16h. Infos: (11) 3095-9400
Programação completa: sescjazz.sescsp.org.br
Ingressos: a venda de ingressos, para todo período do festival, será realizada em ambiente on-line e na bilheteria da Unidade que realiza o espetáculo, sendo o valor de R$40 para ingressos destinados ao público em geral, de categoria inteira, e R$20 para público com Credencial Plena e aqueles elegíveis ao direito de meia-entrada, de acordo com a legislação vigente. Os ingressos para os espetáculos do Sesc Consolação (Instrumental Sesc Brasil) serão gratuitos (obedecendo as mesmas datas e limites de venda dos demais espetáculos).
- Limite de 4 (quatro) ingressos por pessoa.
- Dia 12 de outubro (Feriado – a partir das 14h): venda online liberada no mesmo dia para todas as atrações do festival.
- Dia 13 de outubro (das 14h às 19h): venda presencial nas bilheterias da unidade onde acontece a programação.
Comprovante de vacina: a partir do dia 04 de outubro, passa a ser necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 (pelo menos a 1ª dose) e documento com foto para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo. O público pode apresentar o comprovante de vacinação físico ou digital, recebido no ato da vacinação ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConecteSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP. O distanciamento físico, a utilização de máscara cobrindo boca e nariz, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade, seguem sendo obrigatórios. Saiba mais aqui.
Transmissão: a programação online e gratuita de apresentações musicais segue sendo transmitida no Youtube do Sesc SP e pelo Instagram.