Após refletir sobre os desafios sociais e econômicos do país, convidar a um respiro e dialogar com as nossas vulnerabilidades em uma sequência de singles, o cantor e compositor mineiro Alysson Salvador faz de “Fora do Eixo” uma canção sobre a polarização do debate político e a negação dos princípios básicos – da ciência e da nossa própria humanidade.
Com a riqueza sonora que é a marca do artista, a novidade conta com acordes e rítmica que remetem ao caminhar em uma corda bamba. Já disponível nas plataformas digitais, o single conta tem produção assinada pela multi-instrumentista francesa Marion Lamonnier e chega acompanhada de um clipe.
“Fora do Eixo” integra a série de lançamentos onde Alysson revela seu “uaifrobeat”, uma mescla das tradições musicais mineiras com um olhar afrofuturista, incluindo beats envolventes.
As temáticas conversam com os dilemas sociais e emocionais do atual momento e isso também se reflete na produção: para gravar “Fora do Eixo”, Alysson Salvador e Marion Lamonnier realizaram todo o processo online, por trocas de mensagens e conferências de vídeo.
A produtora, que trabalha para a Rede Globo diretamente da França, conheceu Alysson em uma sessão onde ele gravou trilhas para o canal. Essa conexão gerou uma admiração mútua e Salvador convidou Lamonnier a assinar a produção da faixa, lhe dando um olhar eletrônico e mais pop.
Ao longo do ano, Alysson Salvador tem divulgado uma sequência de singles que atestam a sua versatilidade enquanto compositor, intérprete, instrumentista e produtor musical. Além de “Fora do Eixo”, o músico apresentou anteriormente as faixas “Incertezas do Tempo”, “Pausa” e “A Saga da Sobrevivência”.
O atual momento do artista mineiro vem após o bem-recebido álbum Musicarama, onde realizou um resgate de ritmos regionais brasileiros com uma visão moderna e plural.