Não é de hoje que os fãs do R.E.M. alimentam uma esperança de que a banda possa se reunir no futuro, mesmo com os seus integrantes deixando claro que isso não irá acontecer.
Desde o fim de suas atividades, Michael Stipe, Mike Mills e Peter Buck já falaram algumas vezes sobre o assunto e sempre ressaltaram a concordância de que ambos estão felizes com essa decisão.
Na última terça-feira (21), em uma entrevista para a rádio WNYC, o vocalista voltou a falar sobre o assunto e, bom, as chances de você ouvir “Losing My Religion” ao vivo seguem enterradas. Durante o papo, Stipe se lembrou de um artigo publicado pela revista Rolling Stone em 2019, onde o veículo especulava quais bandas poderiam se reunir no futuro.
O artigo foi motivado pelas reuniões de My Chemical Romance, Rage Against the Machine e Black Crowes, que eram novidades naquele momento. Ao falar do trio, a publicação afirmou que “a banda diz que isso nunca vai acontecer, mas todos dizem isso no início. Vamos ver como todos eles se sentirão em 10 anos. Claro, eles estarão chegando aos 70 até então. Vamos dizer 30% (de chances)”.
Ao comentar o artigo, Michael foi bem direto. “Nós nunca iremos nos reunir. Decidimos quando nos separamos que isso seria realmente cafona e provavelmente geraria dinheiro, o que poderia ser o ímpeto para muitas bandas voltarem a ficar juntas”, revelou Stipe. “Nós realmente não precisamos disso, e estou muito feliz por termos apenas o legado dos 32 anos de trabalho que temos”, completou.
Após a entrevista, o perfil oficial do R.E.M. no Instagram também retomou o assunto ao relembrar que, naquele dia, completavam-se dez anos do anúncio em que o trio decretava o fim de suas atividades. “Saímos com um grande senso de gratidão, de finalidade e de espanto por tudo o que realizamos. A todos que já se sentiram tocados por nossa música, nosso mais profundo agradecimento por nos ouvir”, dizia parte da nota.
Em mais de trinta anos de carreira, a banda gravou 15 álbuns de estúdio, sendo o seu derradeiro, Collapse Into Now, lançado em março em 2011. Como não contou com turnê promocional, a última apresentação ao vivo da banda foi realizada em 2008, na Cidade do México. De lá para cá, o trio tocou com Patti Smith em uma apresentação dela em 2009 e se apresentaram na festa de aniversário do seu antigo empresário, Bertis Downs, em julho de 2016.
Vale lembrar que, recentemente, a banda anunciou uma edição especial do álbum New Adventures in Hi-Fi, que completa vinte e cinco anos. O material será lançado no dia 29 de outubro e poderá ser encontrada em formato CD duplo + blu-ray (Deluxe Edition), edições em LP, além de versão em CD duplo simples.