Caetano Veloso acaba de liberar a primeira amostra de seu novo álbum de estúdio.
Nesta sexta-feira (17), chegou nas plataformas digitais a faixa “Anjos Tronchos”, canção de pegada experimental onde o músico promove uma reflexão sobre a tecnologia e os avanços promovidos pelos bilionários do Vale do Silício.
Guiada pela guitarra, a novidade conta com um arranjo minimalista e faz citação ao seu primeiro sucesso, “Alegria, Alegria”, de 1967 com os versos “Eu vou por que não, eu vou por que não, eu vou”. Outra citação no single é Billie Eilish, que é lembrada juntamente com seu irmão Finneas nos versos finais.
“Embora eu não conheça muito a questão da tecnologia e das suas consequências, eu fiz uma canção que parece mexer em questões muito maiores do que seu autor é capaz de dominar. Tem muitas canções que tiveram resultados políticos, na formação da cabeça de gerações, de áreas da sociedade, e que não foram feitas por uma pessoa que conhecesse teoricamente a complexidade daquele assunto. Eu terminei pensando: “Deu para fazer uma canção que pode ser como uma dessas”, afirma Caetano em nota oficial.
O single ganhará ainda um clipe, dirigido por Fernando Young e Del, que será lançado nesta sexta-feira (17), às 20h.
A produção visa transmitir a densidade da música em imagens que trazem Caetano, entre sombras e espelhos. “Buscamos produzir efeitos reais, de maneira artesanal, sem pós produção ou efeitos que tirassem o foco da performance do Caetano. Assim veio a ideia de construir cenários super minimalistas que contrastam com a multiplicação dos reflexos e algoritmos, um link direto ao vazio digital”, explicam Fernando e Del.
“Anjos Tronchos” dá início ao processo de promoção do primeiro álbum de inéditas de Caetano Veloso em quase uma década. Ainda sem data de lançamento definido, o trabalho marca o início da parceria entre o músico e a Sony Music.