O ECAD – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – divulgou uma análise em torno do impacto que a pandemia causou no mercado nacional de shows e eventos.
Ainda que o entretenimento ao vivo comece a se movimentar no Brasil, apesar das restrições e dos protocolos ainda impostos pela pandemia do coronavírus, o relatório – que integra a série O que o Brasil ouve – mostra uma queda de mais de 80% na quantidade de shows realizadas no ano passado, em dados comparados com 2019.
O ano de 2020 contou com cerca de 15 mil apresentações realizadas, sendo a grande maioria ainda no primeiro trimestre, antes de decretada a pandemia. No ano anterior, tivemos mais de 83 mil espetáculos e eventos por todo o país. A partir disso, o estudo revela os efeitos da Covid-19 na arrecadação e distribuição de direitos autorais para compositores e artistas.
“O segmento de Shows e Eventos é muito importante para os compositores e artistas no Brasil. Esse foi um dos segmentos que mais sofreu e é o que mais depende do avanço da vacinação e da imunização da população porque promove eventos e atividades que reúnem as pessoas e a música. A expectativa de todos na indústria da música é que haja segurança para a volta dos shows e a retomada do setor”, afirma Isabel Amorim, superintendente executiva do ECAD.
O documento, que está disponível no site do ECAD, também apresenta dados sobre as regiões do país que mais realizam shows até a suspensão dos eventos, e as maiores apresentações realizadas nos últimos dois anos, além das músicas mais tocadas em shows e eventos realizados em 2020 e em 2019.
Com o avanço da vacinação no país, o setor começa a se movimentar e retomar apresentações mais restritivas. A expectativa é de que, para o ano que vem, o setor possa voltar a atuar de forma integral, com shows em larga escala e a retomada de grandes festivais, como o Rock in Rio e o Lollapalooza.
Esse foi o segundo relatório publicado pela série O que o Brasil ouve, produzido pelo ECAD. O primeiro foi lançado em março deste ano e aborda a participação das mulheres na música em todo o Brasil.