A banda Bloco [C] promove uma mescla de sonoridades em seu novo single “Fundo de Quintal”.
Indo da mistura de samba com eletrônico e rock que tem sido um dos destaques da produção dos últimos 25 anos até à bossa dos anos sessenta, a banda carioca se inspirou em uma viagem familiar e em versos do poeta Alberto Caeiro (um dos pseudônimos de Fernando Pessoa) para produzir o single.
Já disponível nas plataformas digitais, a novidade que chega acompanhado de um lyric video que resgata alguns valores pagãos ou indígenas onde a conexão com o divino se faz através de rituais ligados à natureza.
Esta ponte entre tradição e modernidade é potencializada na parceria com Guilherme Gê, arranjador, instrumentista e produtor musical da faixa junto com a banda. Ele vem pesquisando há alguns anos as misturas do samba com outras vertentes da música, trabalho que se reflete em parte no Coletivo Samba Noir e no extinto Conecta Música Visual, com Marcelo Vig e o VJ Montano. Guilherme denomina essa sonoridade que vem construindo, junto com a banda Bloco [C] e outros artistas, de Samba Beat Drive.
As questões políticas do estado inspiram a Bloco [C] desde sua formação, em 2008. Inclusive, esse nome vem do pavilhão homônimo do campus de Geografia da UERJ, onde os músicos se conheceram e se reuniam para debates, atividades de movimento social, e claro, fazer música.
Após retomar os trabalhos com a crítica à política fluminense em “Governador”, a reflexão sobre os movimentos migratórios dentro do país em “Sonho Dourado” e as políticas para descriminalização das drogas em “Verde e Amarelo”, a banda se prepara para lançar seu álbum de estreia Se Oriente ainda em 2021.