Lorde pegou os fãs de surpresa e, pouco tempo após a chegada do Solar Power, libera um novo EP.
Nesta quinta-feira (09), a neozelandesa divulgou o compacto Te Ao Mārama, onde ela regrava cinco faixas de seu novo trabalho em maori, idioma dos povos indígenas da Nova Zelândia.
Em comunicado oficial, Lorde falou sobre o trabalho. “Muitas coisas se revelaram lentamente para mim enquanto eu estava fazendo este álbum, mas a principal percepção, de longe, foi que muito do meu sistema de valores em relação a cuidar e ouvir o mundo natural vem dos princípios tradicionais Maori”, afirmou. “Eu não sou Maori, mas todos os neozelandeses crescem com elementos dessa visão de mundo. Te ao Māori e tikanga Māori são uma grande parte do motivo pelo qual as pessoas que não são daqui intuem que nosso país é meio ‘mágico’, eu acho”, completou.
As faixas escolhidas por Lorde foram “The Path”, “Solar Power”, “Stoned At The Nail Salon”, “Fallen Fruit” e “Oceanic Feeling”. Ambas tiveram as suas letras traduzidas por Hana Mereraiha e contam com vocais de apoio de cantores nativos. Já disponível nas plataformas digitais, o EP chega acompanhado de lyric-vídeos para todas as suas faixas.
Lorde acredita que essa é uma boa forma de mostrar a cultura de seu país para o mundo. “Eu sei que sou alguém que representa a Nova Zelândia globalmente de uma forma, e ao fazer um álbum sobre de onde eu sou, foi importante para mim poder dizer: isso nos torna quem somos aqui”, revela. “É também uma língua louca e bonita – adorei cantar nela. Mesmo que você não entenda te reo, acho que você vai adorar o quão elegantes minhas palavras soam nele. As traduções de ‘Hana para Te Ara Tika / The Path’ e ‘Hine-i-te-Awatea / Oceanic Feeling’, em particular, me deixaram sem fôlego”, completou.
Todos os lucros do projeto serão doados as instituições de caridade Forest and Bird e Te Hua Kawariki Charitable Trust.