O Spotify agora vai descobrir a sua compatibilidade com outros usuários.
O serviço de streaming começou a disponibilizar para seus usuários um recurso de lista de reprodução compartilhada chamado Match. Através dele, duas pessoas conseguirão combinar as suas músicas favoritas e, assim, criar uma playlist unificada de forma automática.
A novidade utiliza a mesma tecnologia que gera playlists personalizadas para os usuários dos planos Família e Duo, que contam com o Family Mix e Duo Mix, respectivamente. A diferença é que, agora, você pode convidar qualquer pessoa que tenha uma conta no Spotify para criar uma playlist conjunta baseada em seus gostos já que, a partir do convite, a plataforma fará o cruzamento entre os gostos de ambos os perfis.
Outro ponto interessante no Match é que qualquer usuário, seja ele assinante ou gratuito, pode participar do processo e comparar as suas músicas favoritas, sem restrições. Quando ele é usado pela primeira vez, você receberá uma avaliação que dirá se existe alguma afinidade sonora entre os usuários. Quem for um usuário premium ainda terá acesso a uma série de dados extras que contribuíram para a criação daquela playlist.
O processo é semelhante a compatibilidade do Last.fm, a primeira rede social musical criada e que segue viva até hoje. Inclusive, citá-la faz faz todo sentido, já que o Spotify parece estar inclinado a oferecer uma maior interação entre os seus usuários, além de se integrar cada vez mais com as redes sociais existentes. Isso faz parte da estratégia da plataforma de atrair novos usuários e se diferenciar dos concorrentes.
Além do Match, o Spotify liberou para o Brasil o Música + Papo, ferramenta ligada ao Anchor que permite utilizar músicas nos podcasts. A plataforma também criou um serviço para avisar quando seu artista favorito lançar uma música nova.
Como usar o Spotify Match?
Passo 1: Em seu celular, vá até a aba buscar e abra a opção Feito para você.
Passo 2: Em seguida, toque em Criar Match.
Passo 3: Toque em Convidar para selecionar uma pessoa via mensagem.
Passo 4: Assim que a pessoa aceitar, o Spotify criará uma capa personalizada e uma playlist exclusiva.
Vale lembrar que o Match está sendo liberado para todos os usuários. Caso a opção não apareça em seu aplicativo, atualize o Spotify na Play Store ou na Apple Store.