O Aerosmith está de contrato novo com a Universal Music.
Nesta semana, a banda e a gravadora revelaram todos os detalhes em torno do acordo, que inclui todo o catálogo da banda, além de futuros projetos audiovisuais que envolvem materiais já criados ou que venham a ser produzidos.
De acordo com o anúncio, a união dá à Universal o acesso ao arquivo completo da banda e também aos materiais pessoais produzidos por Steven Tyler, Joe Perry, Tom Hamilton, Joey Kramer e Brad Whitford. O material presente nesses arquivos será utilizado em lançamentos futuros da gravadora e inclui músicas, fotos, vídeos, arte, diários, setlists e toda a sua memorabilia.
A história do Aerosmith com a Universal não é nova, já que alguns dos álbuns de maior sucesso da banda foram lançados pela Geffen Records, selo da UMG nos anos 1980 e 1990. Entre esses lançamentos temos o Permanent Vacation (1987), que conquistou platina quíntupla nos EUA; além do Pump (1989) e do Get A Grip (1993), que renderam platina séptupla nos EUA para a banda.
Outros pontos que ligam a banda e a empresa é o fato do Aerosmith trabalhar com a Epic Rights e ter lançados apresentações recentes através da Eagle Rock Entertainment, já que ambas as empresas também fazem parte do catálogo da UMG.
No entanto, o destaque desse acordo é o fato de que os álbuns lançados pela Columbia Records, selo que pertence a Sony Music, passarão a ser controlados pela Universal. Entre os álbuns que fazem parte da lista estão os clássicos Aerosmith (1973), Toys In The Attic (1975), Rocks (1976) e Draw The Line (1977), que pavimentaram toda a carreira da banda na década de 70, além do Nine Lives, lançado em 1997.
A nota oficial também revela que os videoclipes clássicos da banda serão remasterizados para os padrões atuais de áudio e vídeo do YouTube.
Uma carreira de números marcantes
O acordo dá a Universal a chance de explorar um catálogo extremamente lucrativo. Formado em Boston em 1970, o Aerosmith vendeu mais de 150 milhões de álbuns em todo o mundo, o que faz a banda ser uma das mais certificadas na história da RIAA. Até hoje, são 25 álbuns de ouro, 18 de platina, 12 multi-platina e um de diamante.
Além disso, a banda colocou 20 álbuns dentro do Top 40 da Billboard 200, sendo nove deles no Top 10 e dois deles em 1º lugar. Na Billboard Hot 100, o Aerosmith emplacou 21 singles, sendo oito deles no Top 10 e o hit “I Don’t Want To Miss a Thing” atingindo o topo. A banda ainda é responsável por colocar pelo menos uma música no Top 10 da Hot 100 por quatro décadas consecutivas, entre 1970 e 2000.
Quando o assunto é streaming, o catálogo de músicas do Aerosmith atingiu no ano passado a marca de 528 milhões de streams apenas nos Estados Unidos, enquanto ultrapassou a marca de 2 bilhões em todo o mundo. Isso se deve a quantidade de clássicos lançados ao longo da carreira como “Dream On”, “Sweet Emotion”, “Walk This Way”, “Angel”, “Love in an Elevator”, “Janie’s Got a Gun”, “Livin’ on the Edge”, “Cryin’” e “Crazy”, entre outros.
O álbum de estúdio mais recente do Aerosmith é o Music From Another Dimension!, lançado em 2012.