Na última semana, o Mumford & Sons foi colocado no olho do furacão após o comportamento de um de seus integrantes.
Winston Marshall, responsável pelo banjo, usou a sua conta pessoal no Twitter para declarar apoio ao autor Andy Ngo, nome aclamado pela extrema-direita.
Segundo o músico, o autor escreveu um “importante” livro sobre o “plano radical da ANTIFA para destruir a democracia”. “Parabéns Sr. Andy Ngo. Finalmente tive tempo para ler seu importante livro. Você é um homem corajoso”, afirmou.
Após a repercussão negativa, o músico deletou não só a declaração feita no último sábado como todos os demais tweets de seu perfil no Twitter e permaneceu em silêncio até a noite da última terça-feira (09), quando voltou a rede social para dizer que iria “tirar um tempo” da música.
“Nos últimos dias eu passei a entender melhor a dor causada pelo livro que eu promovi. Eu ofendi não apenas diversas pessoas que eu não conheço, mas também aqueles mais próximos de mim, inclusive meus colegas de banda e por isso eu peço sinceras desculpas. Como resultado das minhas ações eu estou tirando um tempo longe da banda para examinar meus pontos cegos”, afirmou. “Por agora, por favor saibam que eu percebo como meus apoios têm o potencial de serem vistos como aprovações de comportamento odioso e divisor. Eu peço desculpas, uma vez que essa não era minha intenção de forma alguma”, finalizou.
— Winston Marshall (@MrWinMarshall) March 10, 2021
Curiosamente, essa não é a primeira vez que integrantes do Mumford & Sons se envolvem em questões políticas nas redes sociais.
Em 2018, o próprio Marshall apareceu em uma foto ao lado com o tecladista Ben Lovett e o baixista Ted Dwane ao lado de Jordan Peterson, um psicólogo que também é adorado pela extrema-direita por conta de suas opiniões sobre privilégio branco, identidade de gênero e feminismo. Após a nova polêmica, a imagem publicada pelo perfil oficial do psicólogo foi resgatada e voltou a circular nas redes sociais.
Até o momento, os canais oficiais do Mumford & Sons não se manifestaram sobre o assunto.