A última quarta-feira, 20 de janeiro, ficou marcada pela posse do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e sua vice, Kamala Harris.
Por conta da pandemia causada pela COVID-19, os tradicionais eventos realizados em Washington D.C. tiveram que ser realizados sem a presença do público. Apesar disso, toda a cerimônia de posse foi transmitida online para todo o mundo e contou com alguns momentos especiais. Além dela, vários canais de TV estadunidenses se uniram para exibir o especial Celebrating America.
A cerimônia de posse
Realizada durante o dia, a posse de Joe Biden foi marcada pela presença de nomes como Lady Gaga e Jennifer Lopez, que cantaram durante a cerimônia.
Gaga ficou com a missão de cantar o hino nacional americano, enquanto JLo fez uma performance de “The Land Is Your Land”. O momento ainda contou com a participação de Garth Brooks cantando “Amazing Grace”.
Com mais de seis horas de duração, a cerimônia de posse pode ser vista na íntegra aqui.
Além deles, o dia ficou marcado também pela reunião do New Radicals após mais de vinte anos.
A banda capitaneada por Gregg Alexander fez uma apresentação especial de “You Get What You Give”, grande hit da banda e que é especial para a família do novo presidente dos Estados Unidos, já que era a preferida de Beau Biden, filho de Joe que faleceu em 2015 após um tumor no cérebro.
“Quando ficamos sabendo que “You Get What You Give” era um hino da família Biden, prometemos nos reunir para tocar a nossa pequena música pela memória e pela honra do filho patriota de nosso novo presidente, Beau. E também pela confiança de que Joe irá conectar as pessoas de todo nosso país novamente. Joe, Kamala, essa é para vocês”, revelou Greg antes da apresentação exibida pela TV.
A apresentação contou com a participação de Danielle Brisebois, que fazia parte do New Radicals, além de músicos da Philadelfia. A reunião não foi completa por conta da pandemia.
Além disso, tivemos diversos nomes participando do especial Celebrating America, exibido pela TV e internet mesclando música, depoimentos e mensagens para o futuro.
Com apresentação de Tom Hanks, o evento contou com participações de Bruce Springsteen, Bon Jovi, Justin Timberlake, Foo Fighters, John Legend e Demi Lovato, entre outros nomes.
Abrindo o especial, Springsteen cantou “Land of Hope and Dreams”. Jon Bon Jovi fez uma versão de “Here Comes The Sun” dos Beatles, enquanto o Black Pumas apresentou o seu single “Colors”. Já Timberlake se uniu ao músico Ant Clemons para uma versão de “Better Days”.
Demi Lovato aproveitou a noite para fazer uma versão especial de “Lovely Day”, do Bill Withers. O Foo Fighters escolheu a conhecida “Times Like These” para a apresentação, enquanto John Legend cantou “Feeling Good”, conhecida na voz de Nina Simone. Ainda tivemos os músicos Tyler Hubbard e Tim McGraw apresentando, direto de Nashville, o single “Undivided”.
Fechando a noite e o clima de celebração, Katy Perry foi escolhida para encerrar o especial com a emblemática “Firework” que, como não poderia deixar de ser, foi cantada sob uma chuva de fogos de artifício.
Amplamente apoiada pela classe artística, a campanha presidencial de Joe Biden contou com o engajamento intenso de diversos nomes da música desde o seu início. Em novembro, o agora presidente dos EUA derrotou Donald Trump em uma eleição marcada por polêmicas.