Ao longo do ano passado, diversos especialistas defenderam a tese de que eventos de grande porte só retomariam as suas atividades no fim de 2021 ou em 2022. Naquele momento, tal afirmação parecia catastrófica mas, ao que tudo indica, essas declarações não pareciam de tudo erradas.
Na manhã desta quinta-feira (21), a programação de festivais pelo mundo recebeu o seu primeiro grande balde d’água fria: o icônico Glastonbury não será realizado em 2021. Ainda que a organização tenha se mostrado bastante otimista nos últimos meses, a decisão pelo cancelamento se tornou oficial.
“Com grande pesar, devemos anunciar que o Festival Glastonbury deste ano não acontecerá e que este será mais um período de descanso forçado para nós. Os ingressos para este ano serão válidos para o próximo ano”, afirmam Michael e Emily Eavis, organizadores do evento, em nota oficial.
Esse é o segundo cancelamento do festival britânico, que teve a sua data de 2020 vetada por conta de toda a pandemia causada pela COVID-19. No curto texto, os organizadores falam sobre a tristeza em torno do cenário. “Apesar dos nossos esforços para mover o Céu e a Terra, ficou claro que nós simplesmente não conseguiremos realizar o Festival esse ano. Pedimos desculpas por desapontar todos vocês”, revelam.
Na nota, a organização afirma que o Glastonbury acontecerá em 2022. Os ingressos adquiridos para este ano (ou para 2020) serão válidos para a nova data.
With great regret, we must announce that this year’s Glastonbury Festival will not take place, and that this will be another enforced fallow year for us. Tickets for this year will roll over to next year. Full statement below and on our website. Michael & Emily pic.twitter.com/SlNdwA2tHd
— Glastonbury Festival (@glastonbury) January 21, 2021
Grandes shows pelo mundo e no Brasil
Ainda que as campanhas de vacinação tenham começado em várias partes do mundo, ainda não se sabe o quão seguro será o cenário para shows de grande porte e festivais em 2021. Além do Glastonbury, alguns artistas como Bon Jovi, Nick Cave and The Bad Seeds e Faith No More já revelaram que não devem retomar a rotina de turnês antes de 2022.
Aqui no Brasil, temos várias apresentações agendadas para este ano e alguns artistas “em compasso de espera”. Nomes como Taylor Swift, Harry Styles e Metallica seguem sem novas datas agendadas no país e, enquanto especula-se que os cantores não realizarão os seus shows por aqui, a veterana banda planejaria visitar a América Latina apenas no primeiro trimestre do próximo ano.
Até o momento, festivais como o Lollapalooza Brasil e o Rock in Rio seguem confirmados na agenda brasileira. O segundo deles, inclusive, já conta com atrações como Iron Maiden, Dream Theater e Living Colour em seu lineup.