Após um longo hiato, o Desert Sessions voltou a ganhar vida no ano passado com Josh Homme e um time de convidados lançando dois volumes de uma vez.
Prezando pela colaboração máxima, o líder do Queens Of The Stone Age se juntou a New York Film Academy para criar clipes para faixas recém lançadas. Após uma visita de Homme ao campus de Los Angeles da universidade, veio a ideia de convidar dois alunos para produzirem vídeos que ilustrassem faixas das Desert Sessions Vols. 11 & 12.
Gabriele Fabbro e Jonathan Samukange foram os selecionados e, financiados por Josh, puderam “traduzir as letras e música às suas próprias visões”. A partir disso, surgiram os vídeos de “If You Run”, parceria com Libby Grace; e “Move Together”, que tem participações de Carla Azar (Autolux), Stella Mozgawa (Warpaint), Billy Gibbons (ZZ Top) e Les Claypool (Primus).
Fabbro afirma que o clipe de “If You Run” tem como inspiração a violência sofrida por jornalistas europeus. “Com esse clipe eu quero tocar em temas como o ‘femicídio’, ‘busca por justiça’, ‘curiosidade inocente vs. violência’. Mas acima de tudo, eu quero brincar com o medo existencial. O medo de não poder fazer nada”, afirma em conversa com a NME.
Por sua vez, Samukange define o clipe de “Move Together” como uma “visão psicodélica da história de Adão e Eva”. A produção foi gravada no Zimbábue, seu país natal, e contou com a ajuda de moradores de uma vila. “A ideia é completamente maluca, mas ao mesmo tempo é fixada na realidade por temas de amor, coletividade, colaboração, traição, e até lavagem cerebral”, pontuou.
Lançados em outubro do ano passado, os volumes 11 e 12 das Desert Sessions colocaram ponto final em uma espera de mais de 15 anos por novos registros do projeto