A turnê mundial de Billie Eilish vinha chamando a atenção por dois motivos especiais: além das músicas, um curta onde ela critica os padrões femininos acabou viralizando após as primeiras apresentações.
Nesta semana, a cantora resolveu liberar o vídeo em seus canais oficiais. Intitulado Not My Responsibility, o curta tem quase quatro minutos de duração e, nele, Billie critica as imposições criadas pela sociedade em torno do corpo feminino.
“Você gostaria que eu fosse menor? Mais fraca? Mais frágil? Mais alta? Gostaria que eu ficasse quieta? Meus ombros te provocam? Meus seios? Eu sou a minha barriga? Meus quadris? O corpo com o qual eu nasci não é o que você queria?”, questiona a cantora. “Se eu vestir o que é confortável, não sou mulher. Se eu mostrar algumas camadas, sou uma vagabunda. Mesmo que você ainda não tenha visto meu corpo, você me julga, e me julga por isso”, afirma em outro ponto.
Dirigido e produzido por Billie Eilish, o vídeo ganhou repercussão por mostrar a cantora – com recém completados 18 anos – usando roupas justas e mostrando partes do corpo. Eilish sempre optou por roupas confortáveis e, quando questionada sobre isso, afirmou diversas vezes que era a forma como ela se sentia bem em público e por ser uma forma de evitar com que fosse sexualizada pelas pessoas.
Além de toda a crítica inserida, a liberação do vídeo é uma forma de compartilhar com os fãs um pouco da Where Do We Go? World Tour, que teve as suas datas adiadas para 2021 por conta da pandemia causada pelo COVID-19. Entre as apresentações postergadas, estão dois shows no Brasil, que seguem sem novas datas definidas.