O System Of A Down revelou as primeiras datas do que parece ser uma turnê pela Europa durante o seu verão de 2020.
Nesta semana, a banda revelou que será headliner em três festivais: o quarteto passará pelos tradicionais festivais Rock Am Ring e Rock Im Park, na Alemanha, e também pelo Provinssi, na Finlândia.
Os três eventos acontecem em junho e prometem ser os primeiros de uma série de anúncios da banda. “Estamos animados por anunciar o primeiro de muitos shows na Europa”, escreveu a banda em seu Facebook ao revelar a sua participação no festival finlandês.
E o novo álbum?
Os anúncios criaram uma expectativa nos fãs de que a banda possa se acertar com relação a gravação de um novo álbum e trabalhar nisso até a data dos shows. No entanto, parece que as coisas não serão bem assim.
Em conversa com a Billboard, o vocalista Serj Tankian afirmou que o grupo não deve lançar músicas novas tão cedo. “A situação não mudou. Nós fazemos turnês e shows juntos. Não conseguimos olhar nos olhos um do outro para seguir tão longe, a ponto de criar músicas novas juntos”, disse.
Apesar de deixar a possibilidade em aberto, o vocalista diz que a situação segue como antes, com os integrantes se amando, gostando da companhia um do outro e se dando bem no palco, mas com opiniões diferentes. “Talvez isso mude algum dia, talvez não, mas somos amigos próximos e gostamos da companhia um do outro. Somos como família neste ponto, após 25 anos”, afirmou.
Para quem não sabe, a banda não lança material inédito há quase quinze anos e muito disso se deve a diferenças criativas e organizacionais entre os integrantes, principalmente Serj Tankian e o guitarrista Daron Malakian. Desde 2016 que os integrantes falam em novas músicas ou deixando o lançamento em aberto, mas uma troca pública de farpas e uma série de entrevistas concedidas por Daron e Serj neste ano parecem ter colocado esse projeto por terra.
“O System tinha uma certa maneira de criar os álbuns e as músicas, e acho que era eu escrevendo e produzindo o disco junto com o Rick [Rubin]”, disse Malakian. “E o Serj quer fazer as coisas de um jeito diferente. E não sou só eu, somos nós três [Shavo Odadjian e John Dolmayan] que não vemos para onde ele quer levar a banda. Então estamos assim. Muita gente acha que este conflito é só entre eu e ele, mas não é o caso”, continuou ele em uma das entrevista concedidas no primeiro semestre.
Os trabalhos mais recentes do System Of A Down são os álbuns Mezmerize e Hypnotize, lançados em 2005.