Em 2016, alguns amigos de uma faculdade de teatro se juntam seus instrumentos e decidem fazer um som: assim nasceu Abacaxepa, banda paulista que vem conquistando o público desde então.
O EP homônimo lançado em 2018 garantiu o reconhecimento da banda na cena independente nacional. Já dividiram o palco com Francisco El Hombre — em uma das maiores apresentações da Abacaxepa, no Auditório Ibirapuera e na turnê de encerramento do Soltasbruxas — e vem promovendo uma extensa lista de apresentações na capital paulista, além de ter conquistado ouvintes país afora.
Vem comigo pra conhecer um pouco mais dessa banda que conquistou meu coração!
Contando com quatro faixas, o EP permeia temas como a libertação da mulher em “O Dia Que Maria Levantou” e o romance cômico no single de “Menina Praga”, ambas escritas por Bruna Alimonda, vocalista ao lado de Carol Cavesso e Rodrigo Mancusi.
Em “Baião Escocês” fica evidente as raízes musicais que o grupo busca e a mensagem é certeira. Vozes, letra, arranjos: em conjunto, conta uma história de saudade capaz de transportar o ouvinte direto para o nordeste. Para mim, a canção mais doce e apaixonada do EP.
Além dos vocais marcantes do trio, a banda conta com Fernando Sheila no baixo, Juliano Veríssimo na bateria, Ivan Santarém na guitarra e Vinícius Furquim no teclado. Misturando todas as influências individuais e coletivas, é uma viagem pelo país sem sair de casa.
A banda tem atestado sua evolução artística trazendo novas versões às suas músicas sem nunca deixar a teatralidade de lado. Pimenta, primeiro single do grupo, recebeu uma versão incrível no Catarse Sessions (confira aqui) no ano passado, e “O Dia Que Maria Levantou”, segundo single, aparece repaginada na versão do EP. Em outras palavras, é uma banda com uma grande estrada pela frente.
Assista ao clipe de “Menina Praga”:
Pode-se dizer que Abacaxepa é um tributo ao passado e resistência no presente. Com influências que vão de Caetano Veloso a As Bahias e a Cozinha Mineira, do sudeste ao nordeste, o grupo revive as características tropicalistas em suas músicas e performances, sempre questionando o momento político atual. Quem já foi a um show deles, confirma: é pura resistência em tempos difíceis e grande valorização da cultura brasileira.
E tem mais! O primeiro disco da banda, Caroço, está previsto para sair ainda em 2019. Enquanto isso, você pode acompanhar a Abacaxepa no site oficial, spotify soundcloud, deezer, youtube, facebook e instagram.
Depois de ouvir o som deles, deixa aí um comentário pra dizer o que você achou!