Cerca de 17 anos após o lançamento do álbum Glitter, Mariah Carey já pode comemorar o reconhecimento da trilha sonora que falhou em 2001. Esta semana, a soundtrack do filme homônimo alcançou o primeiro lugar na lista dos álbuns mais vendidos do Itunes nos Estados Unidos.
O feito vem após uma mobilização dos fãs na internet, chamada #JusticeForGlitter. A ideia é enaltecer o álbum da cantora que falhou comercialmente por ter sido lançado no dia dos atentados terroristas de 2001, 11 de setembro, além da repercussão negativa de sua atuação no filme.
Apesar de ter conquistado o Disco de Ouro na terra do Tio Sam, o álbum foi rapidamente despencando nas paradas após o lançamento e até então havia fechado as vendas com pouco mais de 661 mil cópias.
“Glitter teve um aumento de 8,374% nas vendas nesta semana e até o dia 14/11 já haviam sido adquiridas cerca de 3 mil cópias, melhor semana de vendas desde o início de 2002”, informa o ChartData.
A alta da trilha sonora chegou a desbancar lançamentos recentes como A Star is born, de Lady Gaga e Bradley Cooper, e Bohemian Rhapsody, do Queen.
Esta semana também é especial para Mariah Carey. A sexta-feira, 16, marca o lançamento do Caution, seu primeiro álbum de inéditas desde Me… I Am Mariah. The Elusive Chanteuse, de 2014.
A diva tem a agenda lotada nos próximos dias para promover o seu novo trabalho. Em recente entrevista ao ressuscitado TRL, da MTV, Mariah se disse surpresa ao ver que o álbum havia voltado para o top 10 dos mais vendidos, após tanto tempo. “Esta foi a última coisa que eu esperava ao voltar no TRL. Obrigado, lambily”, disse a cantora.
Vale lembrar que, em 2001, ao promover o Glitter neste mesmo programa, ela recebeu inúmeras críticas por fazer um strip-tease “light” em uma aparição surpresa pelo TV show e entregar sorvetes para a plateia.
Apesar do fracasso comercial na época, Mariah Carey lançou três singles promocionais e cinco videoclipes foram gravados: “Loverboy”, “Loverboy Remix”, “Never too far”, “Don’t Stop” e “Last night a DJ saved my life”.
Você pode conferir os cinco abaixo e relembrar as canções.
Loverboy
Loverboy Remix
Never Too Far
Don’t Stop (Funkin’ 4 Jamaica)
Last Night A DJ Saved My Life