Alguns desses discos influenciaram um pouco da minha “historia” como um apreciador do velho e bom rock. Se você já viu ou ouviu um desses disco sinta-se privilegiado, pois 4 décadas de historia não é pra qualquer um.
O verdadeiro intuito desta lista é promover essas pérolas que nada – nem o tempo – vai conseguir apagar. Não vai conseguir apagar belos solos, belos timbres, belas músicas…
.
1) The Dark Side of the Moon – Pink Floyd
Um dos melhores discos da história da música, que permaneceu durante 15 anos consecutivos na lista da Billboard. Conceitual, genial e o mais pessoal álbum do Pink Floyd, retrata a década de 1970, incluindo temas como loucura, medo, morte e dinheiro. É conhecido por ser a “trilha sonora alternativa” do filme “Mágico de Oz“.
2) Tales from Topographic Oceans – Yes
O álbum mais conceitual da historia do rock progressivo. Assim é intitulado Tales from Topographic Oceans. Com apenas 4 faixas e um LP duplo, o álbum vem para nos questionar até que ponto vai a cabeça genial de um músico. Apesar de ser uma gravação cheia de discórdia, o disco apresenta músicas longas e aborda temas complexos. Lançado pela Atlantic Records e produzido por Eddie Offord, o álbum ainda alcançou a primeira posição na UK Albums Chart em 1973.
3) Krig-ha, Bandolo! – Raul Seixas
O disco marcou o inicio da carreira solo de Raulzito e da parceria com Paulo Coelho. Parceria essa que lhe rendeu, além do enigmático disco, uma nova Sociedade Alternativa em plena ditadura, onde a principal lei era “Faz o que queres, há de ser tudo da Lei“. A faixa de abertura traz a voz de Raul Seixas aos 9 anos de idade.
4) Houses of the Holy – Led Zeppelin
O álbum marca uma mudança no estilo do som da banda, que pode ser percebida pelo nome da primeira faixa “The Song Remains the Same“. Os riffs de guitarra se tornaram mais trabalhados com a influência do blues. O álbum apresenta estilo inexplorados pela banda, como por exemplo o reggae no hit “D’yer Mak’er“.
5) Todos os Olhos – Tom Zé
Definitivamente, a capa mais polêmica da música brasileira. Intitulado “Todos os Olhos” e lançado no auge da ditadura militar, a ideia de Tom Zé & Cia foi transgredir as percepções da imagem de um olho. O resultado foi a foto de uma bola de gude introduzida ao ânus de uma modelo, fato que passou desapercebido pela ditadura.
6) Pronounced ‘Leh-‘nérd ‘Skin-‘nérd – Lynyrd Skynyrd
O disco de estreia do Lynyrd Skynyrd em sua formação original conta com a longa e longínqua “Free Bid“, a música que se tornou uma espécie de hino do grupo. Também era o apelido dado ao avião que a banda comprou para uma nova turnê antes do trágico acidente, com esse mesmo avião.
7) Aerosmith – Aerosmith
O disco de estreia de uma das maiores e mais importantes bandas do mundo, Aerosmith vem para revolucionar o hard rock. Gravado em apenas duas semanas, o álbum atingiu a posição número #21 na Billboard 200 na sua segunda semana de lançamento. Destaque para “Dream On” que consagrou e consolidou a banda no Hall da Fama.