Originário de São Paulo, Jackdi traz uma ligação profunda com a música desde sua origem. No entanto, foi nos Estados Unidos, epicentro do trap – e onde o cantor residiu; que sua arte passou por uma virada de página. A meticulosa análise de influências, exploração de conceitos visuais e domínio dos arranjos musicais foram fundamentais para criar a identidade singular do artista.
Em 2023, o cantor mergulha de cabeça na música, lançando singles como “Capa da Vogue”, “Veneno”, “Detalhes” e “Joia Oculta”, prenúncios de seu primeiro EP, uma colaboração com o aclamado beatmaker Ecologyk. Cada faixa veio acompanhada de videoclipes cinematográficos, conquistando não só o público, mas também os luminares do cenário hip hop nacional. O EP Dose secreta foi lançado no dia 27 de outubro, incluindo duas faixas inéditas: “Amada” e “Memória”.
Agora, em uma entrevista para o Audiograma, Jackdi fala um pouco sobre sua estrada e sua visão atual da indústria musical.
Como a experiência de morar nos Estados Unidos influenciou a sua abordagem à música e a sua identidade artística no universo do trap? Qual o seu ponto de vista sobre a cena no Brasil e no mundo fora?
A influência americana foi como um aprendizado pra mim, aliás, um grande estudo, pois o trap se deu início em Atlanta, Georgia, nos Estados Unidos. Minha visão sobre a cena nos dias de hoje me alegram bastante, porque de um tempo pra cá o trap vem se tornando cada vez maior principalmente aqui no brasil, artistas do mundo todo tentando trazer sonoridades diferentes e isso se torna ótimo pra cena.
Seu estilo artístico é envolto em um certo mistério. Como você acredita que essa enigmática personalidade contribui para a conexão entre você e seu público?
Claro, acredito que essa conexão fique cada vez mais forte, Jackdi chegou para estimular o domínio do ambiente com a musicalidade e conquistar ao máximo os fãs com minhas melodias.
Em 2023, você lançou vários singles que foram muito bem recebidos pelo público e pela comunidade do hip hop nacional. Pode compartilhar um pouco sobre o processo criativo por trás dessas músicas e como elas se encaixam na sua visão artística para o EP Dose Secreta?
Os singles que saíram são muito importantes para mim, pois contam uma fase em que o Jackdi ainda não era realidade, são sons que acreditei bastante e sempre tive o sonho de soltar da melhor forma, e não foi diferente, graças a toda a equipe que esteve comigo esse ano conseguimos soltar para o público e o resultado foi positivo.
O seu novo EP, Dose Secreta, apresenta duas faixas inéditas – “Amada” e “Memória” – além das músicas já lançadas anteriormente. Como essas novas faixas se encaixam na evolução da sua narrativa musical até agora?
Essas faixas compõem e fazem o acabamento do EP, a lírica traz momentos de satisfação e lembranças, o que ajuda a dar os detalhes finais para o enredo de todos os sons que estão junto com as novas faixas.
Seus videoclipes são conhecidos por trazer conceitos, referências e produções cinematográficas. Pode nos contar um pouco sobre como a estética visual complementa a sua música e como isso se destaca no mercado nacional?
O intuito dos clipes é trazer a questão visual a tudo que digo nos sons, pra isso tive a ajuda de um grande diretor e amigo, Maurício Donato, que colaborou para levar referências e uma boa estética para os clipes, trabalhando conceitos muito elaborados e bem feitos.
Como é para você ver o seu trabalho inspirando outras pessoas a criarem conteúdo baseado na sua música e estética visual? Isso afeta de alguma forma a maneira como você aborda a criação de novos projetos?
Acho incrível, todos nós temos pontos de referência e pessoas que admiramos. Já me inspirei e ainda me inspiro em muitos artistas e creio que todos devem se espelhar em alguém que gostamos, o que me deixa muito motivado a sempre criar algo novo e diferente para que as pessoas possam se espelhar cada vez mais em mim.
Considerando o sucesso que você já alcançou em tão pouco tempo, qual visão ou projeto futuro você gostaria de compartilhar com seus fãs e com o público em geral? Como você enxerga o próximo capítulo da sua carreira artística?
A visão a ser compartilhada é que todos têm a capacidade de seguir seus sonhos, eu sou um grande exemplo disso pois larguei tudo em busca do meu. Tenho gratidão por tudo que consegui, mas estou muito longe de realizar tudo aquilo que sempre sonhei e espero continuar trilhando esse caminho para que possa conseguir cada vez mais espaço na cena mundial, o trabalho continua!
Você pode acompanhar o Jackdi nas redes sociais pelos links: