É engraçado gostar de uma banda que não existe mais. Você tem contato com o que ela fez, mas nunca vai poder vê-la; às vezes, você cansa de ouví-la, mas se rende e volta pensando que nunca vão existir músicas novas para ouvir. Isso é ainda pior se tratando de uma banda que acabou depois da morte de um dos membros: o sabor de vê-la voltar com sua formação favorita é algo que você nunca terá.
Pelo menos, existe um conforto para nós, fãs de bandas mortas: as bandas tributo.
Na última sexta-feira 13, muitos fãs e órfãos do rock dos anos 90 tiveram seu momento de conforto quando o Seattle Supersonics levou seu tributo ao Nirvana para a Audio, em São Paulo. E o melhor de tudo: com um toque brasileiro! O grupo argentino foi acompanhado pela Orquestra Sinfônica Villa Lobos, sob a regência do maestro Adriano Machado, para tocar clássicos da banda estadunidense.
Exatamente às 00h06 do dia 14 de outubro, o trio formado pelos argentinos Ezequiel Dias, Estevan Molina e Christian Monteiro começou seu show tocando In Bloom. Com um figurino semelhante ao usado pelo Nirvana em uma apresentação feita em fevereiro de 1994 no programa francês Nulle Part Ailleurs, do Canal+, a banda subiu ao palco após um rápido mash-up de Smells Like Teen Spirit e Come As You Are feito pela orquestra.
Bem recebidos pelo público, que ignorou o fato de que o baterista tocava a música de abertura fora do tempo, o trio logo se acostumou ao palco e a animação dos brasileiros, que cantou junto a grande maioria das faixas escolhidas e aproveitou todas para subir ao palco e fazer stage dives.
O problema com o baterista logo se ajeitou, mostrando uma banda bem ensaiada para homenagear não só o grupo de Kurt Cobain, mas também o público fanático por ele: com uma sequência formada por About A Girl, Polly, Breed e Been A Son, a setlist foi montada para agradar os fãs de todas as épocas do Nirvana. Havia ali músicas do Bleach, do Nevermind, do In Utero e até mesmo covers tocados pela banda no Unplugged in New York, registro clássico feito pela MTV em seu formato acústico.
A Orquestra, por sua vez, era um espetáculo a parte. Apesar de, por vezes, ter sido difícil ouví-los em meio ao som alto das guitarras, da bateria e da cantoria do público — o que prejudicou músicas que ficariam ótimas com o seu acompanhamento, como Heart Shaped Box —, em todas as músicas em que poderiam se destacar, ela foi o elemento principal: All Apologies ganhou um lindo arranjo de cordas, Polly ficou tão bela quanto no acústico e, surpreendentemente, Drain You é uma das músicas que funciona muito bem tocada por uma orquestra. Um formato que funciona e que definitivamente deveria ser testado em mais apresentações de variados estilos musicais.
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É claro que os hits foram os favoritos do público — Smells Like Teen Spirit foi ovacionada, por exemplo —, mas a surpresa do show foi quando o grupo tocou You Know You’re Right, música lançada após a morte de Kurt e que nunca foi tocada ao vivo pelo Nirvana.
Na parte dois, quando o grupo volta sem a orquestra para tocar as músicas “lado B” da banda, falta um pouco da energia caótica do Nirvana. Aneurysm fica lenta sem a liberdade que o grupo tinha no palco, mas Love Buzz e até mesmo a inesperada Sappy são bem ensaiadas e performaram bem entre um público esvaziado, mas que conhecia a discografia do Nirvana mais profundamente.
Com a aparência perfeitamente colocada para se parecer com a dos integrantes da banda e até mesmo os movimentos emulando os que eles faziam no palco, o grupo é bastante convincente e, se você fechar os olhos, é possível até acreditar que Kurt, Krist Novoselic e Dave Grohl estão na sua frente por um instante.
Com seu show enérgico e extremamente correto, o Seattle Supersonics e seu tributo ao Nirvana mostraram que, sim, é possível usar da nostalgia de fãs de uma banda que nem existe mais para fazer uma bela homenagem a ela — e que o público brasileiro até que gosta de argentinos quando eles dão bons motivos para isso.
Setlist – Seattle Supersonics: Tributo ao Nirvana com a Orquestra Sinfônica Villa Lobos na Audio (13/10)
- Smells Like Teen Spirit + Come As You Are – tocadas pela Orquestra Sinfônica Villa Lobos
- In Bloom
- About a Girl
- Polly
- Breed
- Been A Son
- Smells Like Teen Spirit
- Dumb
- Jesus Doesn’t Want Me For A Sunbeam (cover de The Vaselines)
- The Man Who Sold The World (cover de David Bowie)
- All Apologies
- Heart Shaped Box
- Something in the Way
- Serve the Servants
- You Know You’re Right
- Drain You
- Lithium
- Love Buzz
- Floyd the Barber
- Molly’s Lips (cover de The Vaselines)
- School
- Aneurysm
- Sappy