No próximo sábado, dia 30 de setembro, grandes nomes da música e da ciência estarão reunidos no Brasil para debater e motivar a conscientização sobre tecnologias e inovações de impacto social e ambiental na segunda edição do Sthorm Festival, que terá palestras e apresentações musicais.
O evento será realizado nas ruínas da Usina Monte Alegre, em Piracicaba, interior de São Paulo. Lendas internacionais do rock, como Matt Sorum (Guns’n’Roses e Velvet Revolver), Steve Stevens (Billy Idol), Glenn Hughes (Deep Purple) e Robin Zander (Cheap Trick) já confirmaram presença. Junto desses nomes gigantes, a cantora e compositora baiana Agnes Nunes, uma das mais inspiradoras formadoras de opinião de sua geração, também abrilhantará o evento com outros participantes locais, como Luna Di.
Os artistas serão acompanhados por pesquisadores locais e internacionais, pioneiros e líderes de opinião, como Bob Richards, discípulo de Carl Sagan e cofundador da Space University e da Singularity University; e Scott Bagby, pioneiro de mercado que construiu e liderou as equipes responsáveis por arquitetar e expandir para o mundo soluções revolucionárias, como o Skype.
O ex-Ministro da Saúde e criador do SUS, Alceni Guerra, e o CEO do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Antonio José Pereira (conhecido como Tom Zé, mas é importante não confundi-lo com o músico), também serão palestrantes.
Inovação brasileira, apoio mundial
A ideia desse festival único veio de Pablo Lobo, ativista digital e fundador da Sthorm — um centro de inteligência brasileiro que se dedica ao desenvolvimento tecnológico e às descobertas científicas para resolver problemas globais. Um dos exemplos é o projeto ViralCure, plataforma que apoia iniciativas disruptivas de saúde e que chamou a atenção internacional no auge da pandemia de Covid-19 ao arrecadar R$ 31 milhões em financiamento alternativo para ajudar o Hospital das Clínicas, em São Paulo.
“O Sthorm Festival não é apenas um evento, é um movimento alimentado pela força que nos impulsiona em direção a um futuro mais saudável e resiliente”, diz Pablo Lobo. “Nós acreditamos que, ao reunir música inspiradora, ciência impactante e liderança inspirada, podemos provocar mudanças sociais e criar conexões que transcendem fronteiras”, comenta.
Com o lançamento da PlanetaryX, uma empresa inovadora de tecnologia climática para regeneração ambiental, a Sthorm procura aumentar a consciência da interdependência entre o bem-estar humano e a resiliência ecológica. Em sua fase inicial, o PlanetaryX construirá e apoiará redes de cooperação para garantir esforços de conservação e restauração da Amazônia brasileira.
Matt Sorum, ex-baterista do Guns’n’Roses e Velvet Revolver, é membro fundador da Sthorm e um dos parceiros de Pablo nessa jornada: “Conheci Pablo há 10 anos e já havia esse desejo comum de usar nosso conhecimento e influência como ferramentas para mudança social. Temos trabalhado muito e agora podemos compartilhar soluções incríveis que podem realmente ajudar a tornar o mundo um lugar melhor. Estou ansioso pelo que virá nos próximos dez anos, começando agora com a segunda edição do Festival Sthorm.”
Edição na Floresta Amazônica
Uma semana depois do evento de Piracicaba (SP), o festival irá se deslocar para o Amazonas e ganhará mais uma edição em Maués, cidade localizada no interior do estado que é conhecida como “a terra do guaraná”, no dia 7 de outubro (sábado). Semelhante à edição paulista, a programação será focada no uso de inovação tecnológica para a proteção do meio ambiente, a saúde pública e o desenvolvimento sustentável local, mesclando palestras e debates com shows de música.
Eventos exclusivos
As duas edições brasileiras do festival em 2023, infelizmente, não são abertas ao público. Exclusivas para convidados, tiveram apenas poucas entradas sorteadas no perfil da Sthorm no Instagram. Mas resta-nos torcer para que no futuro, com o sucesso do festival, as próximas edições tenham venda de ingressos.
Acompanhe a Sthorm: