Vicente Franz Cecim foi um dos principais expoentes da literatura paraense. Nascido na cidade de Belém em 1946, teve sua trajetória literária marcada pela produção de poesias, histórias e filmes. O prolífico escritor faleceu em 2021, na mesma cidade que o trouxe ao mundo.
Após a sua morte, o fotógrafo e cinegrafista Bruno Cecim, filho de Vicente, buscou preservar e valorizar ao máximo o legado de seu pai. Foi assim que, no início deste 2023, deu vida a um projeto literomusical intitulado CecimExperiência, baseado no universo onírico da obra Viagem a Andara e oO livro invisível, escrita por Vicente.
O projeto tem alma poética, uma vez que Bruno grava recitações de trechos de textos e poesias escritos por seu pai, adicionando bases musicais e efeitos sonoros como pano de fundo. Desde que inaugurou o CecimExperiência, realizou vários trabalhos experimentais intuitivos, criando de maneira autoral as melodias de cada instrumento utilizado. Em função disso, o projeto é essencialmente D.I.Y e especialmente pautado no manejo de programas virtuais, embora também conte com o uso de instrumentos físicos tocados por Bruno que, ao longo de sua trajetória, marcou presença em diversas bandas, contribuindo com os vocais e também tocando instrumentos variados como bateria e violão.
Através do CecimExperiência, Bruno compartilha com os ouvintes uma vastidão infinita de sensações. O artista acredita que a música é uma linguagem universal, democrática, de grande alcance e que dialoga com a alma das pessoas. Por isso, pretende levar o CecimExperiência adiante. Suas músicas consistem num verdadeiro universo mágico, ilimitado e transcendente, e convidam o ouvinte a vivenciar experiências sensoriais diferenciadas e diversificadas.