Festivais são uma ótima oportunidade para conhecer novos artistas!
Em 2023, 12 nomes da música nacional abrem os 4 palcos do Lollapalooza Brasil durante os três dias de evento, dando a oportunidade dos fãs assisti-los e de um novo público conhecer seus trabalhos.
Nós do Audiograma nos adiantamos e separamos quem são esses artistas! Por isso, se programe para chegar cedo ao Autódromo de Interlagos e assistir os brasileiros que abrem os palcos do Lolla em 2023.
Sexta feira, 24 de março
Aliados
Vindos de Santos e com 23 anos de carreira, a banda de rock Aliados volta ao Lolla em 2023, após um show na edição passada.
Formada por Gustavo Fildzz (vocal), Dudu Golzi (guitarra), Rafa Borba (bateria) e Marquinhos Perez (baixo), o grupo — nascido Aliados 13 — já contou com integrantes de outra banda muito famosa da baixada santista em sua formação: Thiago Castanho, ex-integrante do Charlie Brown Jr, foi guitarrista e produziu a primeira demo da banda.
Com seis discos lançados, o Aliados tem o álbum Acústico, de 2017, como trabalho mais recente e se apresenta no palco Budweiser às 12h.
Instagram: @aliadosoficial
Brisa Flow
Brisa Flow é o nome artístico de Brisa de la Cordillera, pesquisadora e artista ameríndia criada em Minas Gerais e filha de artesãos araucanos.
A artista, que começou sua carreira participando de batalhas de rap na capital mineira, lançou seu elogiado primeiro disco, Newen, em 2016 e tem se destacado no cenário do rap feminino brasileiro: em 2022, Brisa foi escolhida como Compositora do ano no WME Awards 2022.
Ela abre o palco Chevrolet às 12h30 e vai ter trabalho para escolher sua setlist entre seus quatro álbuns, dois EPs e muitos singles. Seu trabalho mais recente, Brisa Flow no Estúdio Showlivre (Ao Vivo), foi lançado em 2022.
Instagram: @brisaflow
Gab Ferreira
De Criciúma, em Santa Catarina, para o Lollapalooza: a catarinense Gab Ferreira estreia no festival esse ano, trazendo músicas de seu disco mais recente, visions, lançado em 2022.
Com um repertório quase todo cantado em inglês — me encontra lá 🙂 é a única música da artista cantada em portugues — Gab parece animada em abrir o palco para Suki Waterhouse: com sonoridades semelhantes e influências pop, as duas tocam no palco Adidas.
Gab Ferreira estreia no palco Adidas às 12h, e deve incluir músicas de seu primeiro disco, Lemon Squeeze, de 2018, na setlist.
Instagram: @oigabferreira
Curol
Curol — nome artístico de Carolina Ribeiro — chamou atenção não só do público, mas também de artistas veteranos da música eletrônica, como Vintage Culture, com seus lançamentos durante a pandemia.
De Belo Horizonte, a DJ tem lançado singles desde 2019 e ocupou as principais posições das playlists de EDM e Brazilian House do Spotify com seu trabalho.
Coffee Break, seu single mais recente, é uma parceria com Korvo e Ciclame e deve integrar a setlist de seu show no palco Perry’s by Johnnie Walker Blonde, às 12h — assim como Flecha, sua música mais tocada no Spotify.
Instagram: @curol
Sábado, 25 de março
Mulamba
Com apenas mulheres entre suas integrantes e equipe de produção, a banda Mulamba mistura MPB e rock para fazer músicas que incentivam o empoderamento feminino e discutem machismo e violência contra a mulher.
Vinda de Curitiba, a banda foi formada em 2015, conta com Amanda Pacífico e Cacau de Sá nos vocais, Érica Silva e Naíra Debertolis dividindo guitarra, baixo e violão, Caro Pisco na bateria e Fer Koppe no violoncelo, já abriu um show de Pitty — que toca no mesmo dia no festival — e tem, entre seus trabalhos, parcerias com artistas como Luedji Luna e Caramelows.
Mulamba abre o palco Budweiser, às 12h, e deve tocar músicas de seu disco mais recente, Será Só Aos Ares no show.
Instagram: @mulambaoficial
MEDULLA
O hiato anunciado em 2018, felizmente, não durou muito para a banda Medulla: depois de tocar no Primavera Sound, a banda foi escalada para o segundo dia do Lollapalooza 2023.
Integrada por Keops (voz), Raony (voz), Alex Vinícius (guitarra) e Tuti Camargo (baixo), a banda carioca lançou três discos e quatro EPs em seus 14 anos de carreira, incluindo o elogiado O Fim da Trégua, disco de estreia do grupo.
Medulla abre o palco Chevrolet às 12h30, e deve apresentar músicas de seu último trabalho, Deus e o Átomo, de 2016.
Instagram: @medullaoficial
Ana Frango Elétrico
Uma das revelações da MPB dos últimos anos, Ana Fainguelernt — que atende pelo nome de Ana Frango Elétrico — chamou a atenção do mundo da música ao lançar Little Electric Chicken Heart, seu segundo disco, em 2019.
Uma indicação ao Grammy Latino e ao Prêmio Multishow de Música Brasileira, Ana está em estúdio preparando seu novo trabalho, mas vai abrir o palco Adidas no segundo dia do Lollapalooza.
Além de músicas de Little Electric Chicken Heart, Ana também deve cantar músicas do disco de estreia, Mormaço Queima, de 2018, em seu show que começa às 12h.
Instagram: @anafrangoeletrico
Valentina Luz
Quem abre o palco Perry’s by Johnnie Walker Blonde no segundo dia de Lollapalooza é a DJ paranaense Valentina Luz!
Conhecida por seu trabalho em festas e baladas paulistanas, como a Mamba Negra, a BATEKOO e a Gop Tun, Valentina volta ao Lollapalooza depois de se apresentar também em outro grande festival brasileiro: o Rock in Rio.
Valentina disponibiliza seu set no SoundCloud, além de DJ, também trabalha como modelo e irá começar o dia no Perry’s às 12h do sábado.
Instagram: @valenttinaluz
Domingo, 26 de março
Larissa Luz
Você com certeza conhece a Larissa Luz. Ela foi vocalista da banda de axé Ara Ketu, apresenta o Saia Justa, interpretou Elza Soares no teatro e ainda foi intérprete da São Clemente no Carnaval de 2019.
Ela ainda teve tempo de lançar discos aclamados pela crítica: Território Conquistado, seu segundo disco solo, foi indicado ao Grammy Latino e Trovão, seu trabalho mais recente, foi eleito um dos 25 melhores discos do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Em meio a tudo isso, ela ainda teve tempo de se apresentar no Rock in Rio e, no dia 26, abre o palco Budweiser às 12h40. Esperem músicas de seu trabalho mais recente, o EP Deusa Dulov (Vol. 1), uma parceria com Tropkillaz lançada em 2022.
Instagram: @larissaluzeluz
Number Teddie
Compositor de músicas de Pabllo Vittar, Urias e Alice Caymmi, Number Teddie — nome artístico de Geovane Aranha — lançou seu primeiro disco no ano passado e já tem a missão de abrir um palco em um dos maiores festivais do país.
Mas isso não parece ser um grande problema: a ácida EU DEVERIA TER COMIDO SEUS AMIGOS, single do disco PODERIA SER PIOR, já conquistou até mesmo Zane Lowe, crítico neozelandês apresentador do programa Apple Music 1.
O artista estreia no Lollapalooza abrindo o palco Chevrolet às 12h.
Instagram: @numberteddie
Black Pantera
De Uberaba, o Black Pantera estreia no Lollapalooza depois de já ter tocado em grandes festivais pelo mundo, como o britânico Download Festival, e aberto shows de bandas como System of a Down e Slayer.
Cantando sobre racismo e discriminacao, a banda — formada pelos irmãos Charles Gama (guitarra e vocal) e Chaene da Gama (baixo) e Rodrigo “Pancho” Augusto (bateria) em 2014 — conta com três discos em seu catálogo, incluindo o recente Ascensão, que conta com a participação de Tuyo, banda brasileira que toca no mesmo dia no Lollapalooza.
O Black Pantera abre o palco Adidas às 12h40 do domingo.
Instagram: @blackpanteraoficial
Carol Seubert
Depois de tocar em festivais de música eletrônica pelo Brasil e no mundo todo, a DJ catarinense Carol Seubert abre o palco Perry’s by Johnnie Walker Blonde no domingo.
O show abre uma nova fase para a carreira dela, que lançará seu primeiro EP em abril e começa sua residência em Ibiza, na Espanha, ainda esse ano.
Carol — que, além de compartilhar seu set no SoundCloud, também tem remixes no Spotify — sobe ao palco Perry’s às 12h.
Instagram: @carolseubert_
O Lollapalooza Brasil 2023
A décima edição do festival Lollapalooza no Brasil acontece nos dias 24, 25 e 26 de março de 2023 e tem, entre suas atrações principais, Billie Eilish, Lil Nas X, Tame Impala, Drake e Rosalía. O duo Twenty One Pilots substitui o Blink-182 como headliner no sábado, após a banda ter cancelado seus shows na América Latina devido a uma fratura do baterista Travis Barker.
Na última quarta (08), o festival divulgou os horários dos shows e nós separamos 6 atrações imperdíveis dessa edição para te ajudar a decidir quais shows assistir.
O festival acontece em São Paulo, no Autódromo de Interlagos, e ainda tem ingressos disponíveis na bilheteria e no site oficial.