A próxima edição do Lollapalooza Brasil teve o seu lineup divulgado e o público já pode se preparar para três dias de muita música.
Na última terça-feira (11), a organização do evento revelou todos os nomes que irão ocupar o Autódromo de Interlagos nos dias 24, 25 e 26 de março do ano que vem e, dentre eles, temos atrações interessantes e algumas surpresas.
No time dos headliners, Drake voltará ao país após quase quatro anos e faz a sua estreia em São Paulo. Ao lado dele, Billie Eilish e blink-182 desembarcam no país pela primeira vez, encabeçando uma lista com mais de 70 atrações nacionais e internacionais.
Um dos nomes que sentimos falta na última edição, o rapper Lil Nas X é outro que fará a sua estreia por aqui em 2023. Completando a lista, Rosalía volta após uma passagem aclamada com a sua MOTOMAMI Tour, enquanto o Tame Impala preenche a cota de figurinhas carimbadas do festival, reaparecendo no lineup após passagem em 2016.
E O MEIO DE CAMPO?
Todo mundo sabe que um festival não é feito só de headliners e as demais linhas do lineup do Lollapalooza Brasil mostram alguns pontos interessantes para o futuro.
O primeiro deles – e algo sempre levantado pelo público em geral – é uma presença maior de artistas nacionais e, para o próximo ano, a produção apostou em uma mescla de nomes consagrados com destaques mais recentes. Puxando a fila, temos L7NNON, LUDMILLA, Filipe Ret, Pitty, Pedro Sampaio, ANAVITÓRIA, Os Paralamas do Sucesso, Black Alien, Rashid e Planta & Raiz, acompanhados de Gilsons, Tássia Reis, Carol Biazin, Tuyo, O Grilo, Black Pantera, Ana Frango Elétrico, MULAMBA, Larissa Luz, Gab Ferreira, Brisa Flow e Number Teddie, entre outros representantes nacionais.
Por sua vez, a “meiuca” internacional é encabeçada pelo Jane’s Addiction, banda do fundador da festa e outra figurinha carimbada do Lollapalooza. Além deles, The 1975, Armin van Buuren, Jamie XX, Kali Uchis, Tove Lo, AURORA, Wallows, Dominic Fike, Melanie Martinez, Cigarettes After Sex, Rise Against, Sofi Tukker, Modest Mouse, 100 gecs e YUNGBLUD são outros nomes conhecidos do público brasileiro.
E QUAL O VEREDITO?
Após a divulgação, várias teorias em torno no lineup começaram a pipocar por aí. Entre memes e análises mais interessantes, uma me chamou a atenção: a concorrência no mercado de festivais.
Até pouco tempo atrás, o Lolla tinha apenas o Rock In Rio como o seu grande concorrente direto. Enquanto o festival carioca sempre prezou pelos “big names”, o paulista tinha um olhar mais amplo, até mesmo por conta de seu DNA. Provavelmente, você já deve ter ouvido a frase “esse artista tem a cara do Lolla” por aí mais de uma vez, certo?
Agora o jogo parece ter virado por dois motivos. Primeiro, o Rock In Rio ganhou um irmão em São Paulo e o nascimento do The Town acirra ainda mais a busca por nomes de peso. Além disso, a chegada do Primavera Sound acabou batendo de frente com o Lolla quando se pensa unicamente no lineup. Vários nomes que se apresentam no país daqui a algumas semanas possuem “a cara do Lolla” e poderiam estar em Interlagos em março do ano que vem. Basta lembrar que a Phoebe Bridgers, um dos nomes aguardados em 2022, cancelou a sua apresentação e agora estará no Primavera.
Com tudo isso, a impressão que fica é a de que o Lolla apostou forte nos headliners para causar um impacto imediato e já garantir a vitória. Sensação que acaba sendo corroborada pela própria produção do festival. “A cada ano, sempre que anunciamos o line-up de uma edição, temos a percepção de que é a melhor programação que já montamos. Mas acredito que, desta vez, superamos nossas próprias expectativas”, afirma Francesca Brown Alterio. “Dá muito orgulho olhar para esse pôster e ver os nomes mais cobiçados do mercado nele, como Billie Eilish e Lil Nas X. Sem falar na oportunidade de terminar a longa espera do público para ver um show do blink-182”, complementa a diretora de marketing e da área de festivais da Time For Fun em nota oficial.
É interessante analisar também a virada de chave da T4F com relação ao mercado nacional. Não faz muito tempo, a Francesca Alterio conversou com a gente e falou sobre um foco maior da produtora em festivais e nos artistas nacionais. Esse lineup com mais nomes locais pode ser um indício dos próximos passos da produtora para lidar com a concorrência e, principalmente, continuar fazendo do Lollapalooza aquele “festival que une todas as tribos” no Brasil.
Mas você deve estar se perguntando: vale a pena ir ao Lolla? É inegável que a edição 2023 já está na história pelos seus nomes principais, mas eu sou da opinião de que festival é uma oportunidade para você ouvir e conhecer coisas novas. Ainda que eu goste de vários dos artistas presentes no lineup, o impacto inicial que eu tinha com os “tesouros escondidos” na escalação acabou não se repetindo com a lista da próxima edição.
Por mais que Modest Mouse, Rise Against ou Wallows estejam por ali, pela primeira vez eu olho para a lista e me coloco no time que iria (ou vai, ainda não sabemos) muito mais por causa de um headliner – ou dois, no caso – do que por um nome mais central. Apesar disso, a produção promete mais de 80 horas de música ao longo de seus três dias para que você não fique focado em apenas uma atração.
Claro que todos temos os nossos preferidos, mas dar uma passada pelos outros palcos pode fazer a sua experiência – cada vez mais cara – valer um pouco mais, independente de quem você goste. E aí é preciso dar uma atenção para os demais artistas, separar o que gosta e pesar o custo-benefício do festival, principalmente para quem não reside em São Paulo.
SERVIÇO: Lollapalooza Brasil 2023
Data: 24, 25 e 26 de março de 2023
Local: Autódromo de Interlagos. Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 – Interlagos, São Paulo.
Horário: 12h (abertura dos portões)
Classificação: 15 anos. De 10 a 14 anos, tem que estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais. No Lolla Lounge by Vivo não será permitida a entrada de menores de 18 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Ingressos:
- Lolla Pass: a partir de R$ 1.500 (lote 4)
- Lolla Day: vendas em breve.
- Lolla Lounge e Comfort Pass: esgotados.
Pontos de venda: Tickets For Fun (com taxa de conveniência) e bilheterias do Teatro Renault (sem taxa de conveniência). Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 411, Bela Vista. São Paulo. De terça a domingo, das 12h às 20h.
Informações: https://www.lollapaloozabr.com
Quer saber mais sobre o Lollapalooza Brasil? Acompanhe o nosso especial com todas as informações do festival e link para os nossos conteúdos especiais que serão produzidos até lá.
Abaixo, ouça a nossa playlist com músicas de todas as atrações que estão no lineup do Lollapalooza Brasil 2023: