O indie rock intenso da banda Cigana ganha diferentes contornos em seu novo EP.
Intitulado Estrago, o trabalho é composto por quatro faixas inéditas e nos mostra uma ampla utilização de novos elementos, em especial eletrônicos. O resultado é uma sonoridade repaginada do grupo paulista, ampliando o alcance de sua discografia, marcada pela mescla pela mescla de indie, psicodelia e música brasileira.
Após ganhar espaço no cenário independente nos últimos oito anos, a Cigana solidifica sua nova fase com Estrago. Enquanto a estreia, Todos os Nós (2019) mostra uma banda de pegada indie psicodélica, o EP Tudo Que Há de Novo (2020) já nos deu alguns experimentos que indicavam uma busca por novos elementos.
Agora, a banda incorpora sintetizadores, colagens e samples e o resultado é um registro cheio de camadas. “Desde nosso EP ‘Tudo Que Há de Novo’, de 2020, nós começamos a experimentar mais com nossa música. Pensar muito mais em detalhes, camadas, timbres e em como nossa música soa pro público. Tentamos trazer um olhar mais pop, tanto para nossas composições quanto pra produção em si, e o nosso EP ‘Estrago’ é uma continuação natural disso. Nós sempre conversamos e pensamos muito em como uma banda de ‘rock’ em 2022 deve soar pra mostrar algo novo, sem parecer datada, e nós aplicamos todas essas ideias na produção desse trabalho”, afirma a banda.
Para criar uma sensação visual, o quarteto se reuniu novamente com o videomaker Rafael Souza, do Lavanderia Estúdio, com quem já haviam trabalhado no clipe de “robabrisa”. Dessa vez, a parceria consiste em lyric videos para todas as faixas do EP: “Ideia Errada”, “thomyorke”, “De Madrugada” e “Não Derruba Mais”.
Estrago tem produção assinada pelo estúdio e coletivo Lazy Friendzzz, com Cosmo Curiz assinando a co-produção na faixa “thomyorke”. Formada por Vic Groppo, Caique Redondano, Felipe Santos e Matheus Pinheiro, a Cigana contou com a participação do guitarrista Gui Escafandro nas faixas “Ideia Errada” e “Não Derruba Mais”.
Lançado pela Balaclava Records, o EP já está disponível nas principais plataformas de streaming.