Você procura por três novidades da cena independente nacional para ouvir? Então essa seleção foi feita para você.
Para começar, o músico mineiro Edssada embarca em uma nova jornada sonora com o seu próximo EP, Observatório das Micro Belezas. Mesclando as origens norte-mineiras e baianas de seu cancioneiro, o artista conhecido pelo grupo A Outra Banda da Lua expande seu próprio universo neste trabalho solo.
A primeira amostra do EP é o single “Chá de Moringa”, uma canção que celebra os encontros e conta com a participação da cantora Cínthia. Já disponível nas plataformas digitais, a faixa busca beleza no cotidiano, onde um convite a partilhar uma bebida, no calor da fogueira, ajuda a atravessar as tempestades da vida.
O trabalho de Edssada é permeado pelo congado de sua região e pelo maracatu, pelas manifestações de matrizes afro-indígenas, passando pelas cordas melódicas indianas, onde orgânico e tecnológico se encontram. O multi-instrumentista, cantor e compositor propõe, em Observatório das Micro Belezas, uma exploração das próprias vivências e evoca um canto ao mundo, com ritmos e influências diversas.
Composto por cinco faixas e com participações de vários artistas de Minas Gerais, do Brasil e da América Latina, o projeto ainda contará com uma produção audiovisual que mergulha fundo no processo criativo do álbum, sob produção de Caril Caril. O lançamento acontecerá em breve.
O compositor e músico Rodrigo Novo lançou, na última semana, o seu primeiro single em 2022.
“Voltar o Dia” foi produzida totalmente em casa pelo músico em parceria com Warlen Neto. “Ela vem com tempero de quarentena e isolamento social, porém leve, direcionando a voltarmos para dias mais ensolarados, esperançosos e mais felizes”, conta o artista. O músico Henrique Paoli também participou da gravação, colaborando como baterista.
O single é também um respiro dentro da introspecção de Rodrigo, sendo uma proposta dançante, e com mais brilho comparada às músicas mais recentes. Uma reflexão natural de mudanças de perspectiva e fase de Novo, e evolução como artista e produtor musical.
Sua construção e produção flerta o antigo com o moderno, tons pops mas também aveludados. Além disso, é a primeira música que Rodrigo Novo participa de fato da produção musical, fechando uma parceria com Warlen Neto. A música tem referência em artistas como Mac Demarco, Benny Sings, Boogarins e The Marias, entre outros.
“Voltar o Dia” é a primeira novidade de Rodrigo após o lançamento de seu primeiro álbum, Sítio, e já está nas plataformas digitais.
Por fim, o cantor, compositor e multi instrumentista Vinícius Duran faz de seu novo single uma oportunidade de conexão com outras raízes da nossa música.
Após lançar a impactante “Bandeira Vermelha”, o artista lança “Moída”, um samba-reggae que transforma a rotina maçante de uma mulher em uma canção de amor a cartões postais da sua São Paulo natal, ao mesmo tempo que apresenta um tempero sonoro baiano. “Na letra, o personagem-narrador faz um apelo sedutor à sua companheira, que volta exausta de mais um dia de trabalho, moída pela rotina feroz da cidade. O icônico Edifício Copan, símbolo da capital paulista, surge no refrão como um ponto de referência. Na música, e não só, São Paulo é muito mais que um cenário”, entrega Duran.
Já disponível nas plataformas digitais, o single é a composição mais antiga do repertório de seu debut solo, Palavras Marginais. “Moída” surgiu em 2017 com uma levada samba-rock e bossa, sendo uma ponte perfeita com “É de manhã”, de Caetano Veloso, durante as apresentações ao vivo de Vinícius com o grupo Fiat Lux, do qual é fundador. Porém, inspirado pelo documentário Axé – Canto do Povo de Um Lugar, de Chico Kertész, o músico transformou a antiga música em um samba-reggae baiano. Para as referências do arranjo, Vinícius recorreu a álbuns de Daniela Mercury (Feijão com Arroz, de 1996) e Caetano (Livro, de 1998).
Composto por dez canções autorais e mesclando diversas influências do artista, Palavras Marginais tem produção musical de Renato Enoki e conta com a participação de músicos como Henrique Araújo, Júlio César e Allan Abbadia. O lançamento acontecerá em breve.