Em meu primeiro texto pro Audiograma em 2022, resolvi escrever sobre uma cantora e compositora que faz parte da minha carreira como jornalista.
Desde o começo, a Lilian fez parte da minha lista de cantoras favoritas e que acompanho. A cantora sempre esteve presente musicalmente na minha vida, além de representar muitas emoções boas e me inspirar como artista.
Ao longo desse tempo, a única certeza que tenho é que, a cada lançamento, vem uma emoção forte e um alívio para o coração. E a sensação é sempre a mesma: a de agradecimento por ouvir algo tão único e mágico.
Boas lembranças…
As canções da Lilian sempre me deram muita força e me fizeram lembrar da mulher mais forte que já conheci em toda minha vida: dona Maria Alves, minha avó. Ela sempre me ensinou tanto sobre a simplicidade e a necessidade de se aproveitar os momentos bons que vivemos.
Musicalmente falando, Lilian traz essa essência em suas músicas, despertando em mim o sentimento de amar todos os dias cada detalhe – mesmo que seja um dia difícil – e tentar ver as coisas boas que podemos sentir depois de horas chorando.
Um bom exemplo disso é o álbum Ao Pé do Ouvido, que me faz pensar no passado e sorrir, aproveitar o presente e sonhar com futuro. Cada música é um abraço dado. É um daqueles trabalhos mágicos que aconselho a todos ouvir de peito aberto.
Assim como muita gente, a cantora e compositora teve um ano de 2020 atípico. Com seus projetos parados, Lilian passou todo o período da pandemia reclusa, em meio à natureza, na Serra do Rio de Janeiro. Estar sozinha provocou muitas reflexões sobre si mesma, sobre a vida e sobre sua música.
Assim, no silêncio da quarentena, nasceu “Passarinho”, composição que trouxe consigo a inspiração para o álbum Ao Pé do Ouvido, de 14 faixas, com distribuição via Tratore e editora Warner Chappell. Intimista, o trabalho traz a marcante e doce interpretação da artista em letras profundas que refletem um momento difícil, intenso, marcado por muitas descobertas, autoconhecimento, espiritualidade e busca por esperança.
O álbum marca a estreia de Lilian na direção musical, assinando todas as faixas do projeto, acompanhada pelos músicos e amigos de longa data, como Eduardo Farias (piano) e Marco Vasconcellos (violão). A mixagem foi feita por Fabrício Matos e Tércio Marques, enquanto a masterização de Ricardo Garcia.
Dito isso, aproveite para curtir o trabalho e conhecer um pouco mais da Lilian vendo o show de lançamento do álbum, transmitido no YouTube. Ao Pé do Ouvido está disponível em todas as plataformas e pode ser ouvido logo abaixo: