2022 já começou! Ano novo sempre é momento de mudar (até mesmo aqui no Audiograma). Mas uma coisa não mudou: a lista mensal de novos artistas pra você ficar de olho!
São 9 artistas do Brasil e do mundo pra você conhecer e começar 2022 com o pé-direito, ou seja: com muita música boa!
BSK
Em meio a tantos nomes no hip-hop, é sempre bom conhecer nomes que vão além e buscam experimentar de diversas formas. É o caso de BSK, rapper britânico que por enquanto lançou apenas singles, mas que já conta com mais de 20 mil seguidores no Spotify graças ao seu talento e carisma.
O cara é tão bom que não apenas merece ter destaque com um, mas com três singles: “Just For You”, “Do Me Like That” e “We Are the Best”. Vale a pena conhecer!
LUNAL
O cantor LUNAL promete e cumpre um novo estilo musical: o chamado Afro-Latino, que como o próprio nome diz, combina elementos da música do continente africano com a América Latina.
O resultado é inovador e dançante, como pode ser visto na faixa de divulgação “Afro Latino Pt.1”.
Madora
O Madora (foto destaque) já apareceu por aqui antes graças ao estilo de música eletrônica pesada do duo francês. Isso não muda com seu novo single, “The Moment”.
Porém, a dupla agora soa mais dinâmica, enquanto mistura o Techno, o Industrial e o Trance, trazendo uma experiência intensa pra qualquer ouvinte que se interesse por sintetizadores e ritmos eletrônicos.
Quintus Delacroix
Alguns fazem música apenas por fazer. Outros tem uma história para contar. É o caso do artista Quintus Delacroix, da Alemanha.
Combinando Industrial, Drum and Bass e até mesmo música clássica, o DJ lançou seu primeiro single, “The Last Tango”, uma faixa que transmite vários sentimentos e conversa com o ouvinte de uma forma muito particular, mesmo que instrumental. O resultado conquista qualquer um.
De Ghost
O novo projeto do produtor suíço Blaise Caillet e que leva o nome de De Ghost é o que faltava para levar o nome do músico para o mundo.
Com sons minimalistas e que levam o ouvinte para um ambiente atmosférico, o trabalho aparentemente simples se mostra impecável nos detalhes, com uma excelente produção. Seu novo álbum, Luxe, já está disponível, e das canções do disco vale destacar “Celsius”, que concentra todas as qualidades encontradas no trabalho.
Medilöme
Um trabalho musical e visual, esse é “Barnabulle”, single do Medilöme. O francês é um produtor independente, que utiliza softwares e instrumentos eletrônicos para construir um som sintético e ao mesmo tempo autêntico.
A faixa é cheia de variações e experimentações, e faz parte do excelente EP Inertial Landscape, que conta com uma versão visual no Youtube.
LL321
Ativo na cena de Bruxelas e belga como um todo há 25 anos, o produtor de música eletrônica com nome de máquina LL321 parece finalmente ter encontrado um som que o consolida como um dos nomes underground para ficar de olho.
Dos últimos trabalhos, vale destacar “Octobre 3”, que mesmo em demo se mostra dançante e com algo que soa “espacial”, transportando qualquer um para a pista de dança.
Vakesso
Para representar a excelente safra de novos rappers na França, vale ressaltar Vakesso. Com apenas 19 anos, ele é um artista independente que acaba de lançar seu primeiro EP, Carre D’As.
Com rimas afiadas e batidas envolventes, o cantor busca misturar originalidade e gostos diversos. O resultado pode ser conferido na incrível “As de trèfle”.
Ciel Blue
Pra encerrar a lista, uma faixa que vai além da música, e que chega até aos dilemas sociais e políticos pelo qual o Brasil enfrenta. Estou falando de “Fome”, de Ciel Blue.
Com forte influência de Milton Nascimento e Belchior, o projeto formado pelos irmãos Thiago e Tharcisio passa uma vibe melancólica e ao mesmo tempo de revolta, servindo como uma inspiração para os tempos difíceis que passamos.