O ano de 2021 se aproxima do fim e, nesta terça-feira (14), o Audiograma coloca no ar o seu tradicional LISTÃO com o que mais chamou a nossa atenção nos últimos meses.
Em sua oitava edição, a seleção chega com algumas mudanças que refletem o ano do site: ao invés de listas diversas sobre clipes, produções visuais, músicas e álbuns, o público terá a sua disposição apenas a tradicional lista de melhores álbuns do ano. Ainda assim, ela sofreu uma redução e contará com 50 lançamentos.
A escolha por uma versão mais reduzida do #LISTÃO2021 foi explicada em um texto publicado em seu site. “Por mais de uma vez, aconteceu aquele match no Tinder com a ideia de colocar um ponto final em tudo isso aqui e os motivos são os mais variados possíveis. Aqui cabem várias hipóteses e, talvez, todas tenham a sua porcentagem no combo final”, afirma John Pereira. “Em meio a um tsunami de lançamentos semanais, foi difícil se manter na superfície e acompanhar tudo o que está acontecendo por aí. Esse era o ano que a gente poderia entregar listas de tudo quanto é tipo neste mês de dezembro, como foram nos anos anteriores. Mas isso não iria condizer com o Audiograma no momento”, pontua o editor.
Como foi feita o #LISTÃO2021?
Neste ano, cada colaborador que participou do #LISTÃO2021 produziu uma lista com os seus dez álbuns/EPs preferidos.
A partir das posições em cada uma das listas, os álbuns receberam pontuações para que o TOP 50 surgisse. Em cada lista individual, o 1º colocado recebeu 100 pontos, o 2º recebeu 90, o 3º ficou com 80 e assim se seguiu até o 10º colocado, que recebeu 10 pontos. Posteriormente, elaboramos o ranking final.
Além disso, o público poderá ver, pela primeira vez, as listas individuais elaboradas por cada um dos seus participantes. A ação é uma forma de reforçar a ideia de pluralidade presente no site.
Realizado anualmente desde 2014, o #LISTÃO é uma forma encontrada pelo Audiograma de resumir todo o ano através de diversas listas. Desde a primeira edição, o formato já contou com diversas seleções publicadas, falando de singles, álbuns, clipes, shows ou produções visuais com foco em música.