Um dos álbuns que marcaram a história do hip-hop completou trinta anos: o seminal Apocalypse 91…The Enemy Strikes Black, do Public Enemy.
Lançado pelo grupo em 1991, o trabalho acaba de ganhar uma edição comemorativa que celebra as suas três décadas. Além das catorze faixas já conhecidas, o material conta com novas versões para as faixas “Nighttrain”, “Can’t Truss It” e “Shut Em Down”, além de outros versões até então inéditas.
Quarto registro de estúdio Public Enemy, Apocalypse 91 foi aclamado pela crítica. Além disso, teve desempenho marcante nos charts em 1991, chegando a figurar no TOP5 do tradicional ranking da Billboard. O álbum também recebeu um Certificado de Platina nos Estados Unidos.
Com uma pegada bem diferente do trabalho anterior do grupo, o álbum conta com a participação da banda de heavy metal Anthrax em “Bring Tha Noize”. “Nunca imploramos por aceitação e pensamos que essa era a merda mais rebelde de todas. Então decidimos nunca nos repetir em um álbum. Assim que você pensou que tinha nos descoberto, nós o atacamos novamente. Apocalypse 91 veio com um som totalmente diferente de Fear Of A Black Planet, que tinha um estilo totalmente diferente de It Takes A Nation Of Millions To Hold Us, que era ainda mais diferente do que Yo! Bum Rush The Show”, afirmou Chuck D em papo com o Music Universe.
Além de Chuck, o Public Enemy contava na época com os rappers Flavor Flav e Terminator X em sua formação. A nova edição do álbum pode ser ouvida em todas as plataformas digitais.