O septeto Aquafaba divulga nesta segunda-feira (06) mais uma amostra antes do lançamento do Zirkus Mond Live Concert, show captado em uma tenda circense de Berlim, na Alemanha.
A performance de “Água Vai Fal…” é mais um gostinho do show completo, que será disponibilizado na íntegra na próxima quarta (08). A faixa marca o início da parceria da dupla sul-americana formada pelo chileno Cristóbal Rey e pelo brasileiro Danilo Timm.
Cantada em tom de sarcasmo e incitando a reflexão política socioambiental, a canção conta com importantes influências regionais misturadas ao rock. “Acho legal que brincamos de cantar essa música em um lugar de conformismo, tomando o problema da água como irreparável, quando na verdade não é. A faixa sintetiza bem o nosso estilo, de misturas de ritmos com teatralidade e conteúdo político. Normalmente cantamos de uma esfera mais mística, mas essa música é mais direta”, revela Danilo.
“’Água Vai Fal…’ deu a força pro Aquafaba nascer. De certa forma, juntou o que seria nossa estrela guia nessa viagem musical, misturas rítmicas da América do Sul, com um som moderno e com letras que tenham conteúdo, falando de coisas que são importantes para nós e às quais a gente quer dar voz. Acho que a gente queria desde essa primeira música que as pessoas pudessem reconhecer o nosso trabalho como algo original e honesto atrás das sofisticações que tanto gostamos”, completa Cristóbal.
Zirkus Mond Live Concert
Durante o período de isolamento da COVID-19, a banda – conhecida por suas energéticas apresentações ao vivo – planejou criteriosamente a exibição do seu novo trabalho, buscando um formato que aproximasse o ouvinte de uma experiência real.
Gravado em um tradicional circo da capital alemã, o registro conta com oito das nove faixas de seu álbum de estreia. A locação é reconhecida como um ambiente de resistência artística e aclamada por músicos locais. “Eu já conhecia o lugar e queria muito fazer acontecer da gente tocar lá, então foi fantástico, deu muito trabalho mas a gente fez com tanta vontade, tava todo mundo cansado mas sempre com o sorriso na cara. Este lugar, tem pessoas por trás, que acreditam na cultura como um estilo de vida”, revela Cristóbal
Na atual formação da banda, além da dupla Danilo Timm (vocais e violão) e Cristóbal Rey (vocais, violão, teclado e charango), está também Tomás Peralta (Chile – baixo), Yanina Lombardi (Argentina – sax, flauta e backing vocals), Neus Kahlo (Catalunha – violino e backing vocals), Camila Berrío (Colômbia – percussão) e Pier Ciaccio (Itália – bateria) – que também foi responsável pela mixagem e masterização do show ao vivo.
Em um passeio rítmico cheio de referências que transitam na bossa nova, baião, alt-rock e jazz, o Aquafaba abraça em suas letras trilíngues (português, inglês e espanhol) diversos temas como metafísica, política, contos e atmosferas que encontraram ao longo de sua jornada.
Neste ano, o projeto lançou o seu álbum de estreia, autointitulado, com 9 faixas inéditas. Entre elas estão os singles “Tesão”, “Coração de Leão”, “Burbujas” e “Todas as Formas de Amor”.