Após toda a polêmica em torno do documentário Jagged, Alanis Morissette resolveu falar sobre a produção da HBO e teceu diversas críticas para a produção.
Em um comunicado oficial, a cantora deixou clara a sua infelicidade com o resultado final do projeto, que documenta sua ascensão à fama e o lançamento do aclamado Jagged Little Pill. “Fui iludida por uma falsa sensação de segurança e sua agenda lasciva tornou-se evidente assim que vi o primeiro corte do filme. Foi quando eu soube que nossas visões eram de fato dolorosamente divergentes. Esta não foi a história que concordei em contar”, revelou a cantora.
Alanis afirmou ainda que não comparecerá a nenhum evento relacionado ao lançamento do material, cuja estreia aconteceu na última segunda-feira (13), no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Além disso, ela categorizou o trabalho como uma ‘biografia não autorizada’ por incluir informações falsas. “Não muito diferente de muitas ‘histórias’ e biografias não autorizadas ao longo dos anos, esta inclui implicações e fatos que simplesmente não são verdadeiros”, diz.
Apesar de ser bem incisiva no comunicado, Alanis não pontuou quais informações não seriam verídicas na produção. Nos últimos dias, declarações acerca de estupros na adolescência se tornaram notícia após matéria publicada pelo jornal Washington Post.
Lançado em 1995, Jagged Little Pill completou 25 anos no ano passado e, além de uma edição especial, contaria com uma turnê comemorativa e o documentário. Jagged deve contar com algumas exibições em cinemas antes de chegar ao HBO Max, como parte da série Music Box.
Abaixo, leia a declaração de Alanis Morissette na íntegra:
“Concordei em participar de uma gravação sobre a celebração do 25º aniversário do álbum Jagged Little Pill e fui entrevistada durante um período muito vulnerável (enquanto estava no meio da minha terceira depressão pós-parto durante o lockdown por conta do coronavírus). Fui embalada por uma falsa sensação de segurança e sua agenda lasciva tornou-se evidente assim que vi o primeiro corte do filme. Foi quando eu soube que nossas visões eram de fato dolorosamente divergentes.
Esta não foi a história que concordei em contar. Sento-me aqui agora, sentindo todo o impacto de ter confiado em alguém que não merecia ser confiável. Decidi não comparecer a nenhum evento relacionado a este filme por dois motivos: um é que estou em turnê agora. A outra é que, não diferente de muitas “histórias” e biografias não autorizadas por aí ao longo dos anos, esta inclui implicações e fatos que simplesmente não são verdadeiros. Embora haja beleza e alguns elementos de precisão nesta / minha história, com certeza – em última análise, não estarei apoiando a visão redutora de outra pessoa sobre uma história com muitas nuances para eles entenderem ou contarem”.