Até o início deste ano, a TRIPLX era só um projeto entre amigos que estava guardado na gaveta.
Tudo isso mudou após a passagem de Lucas Koka Penteado pelo Big Brother Brasil. Quando deixou a casa, o rapper entrou em contato com Rod Krieger visando retomarem o projeto formado em 2016 e que conta ainda com Duda Machado na bateria e Martin Mendonça na guitarra.
Com o material gravado ainda em 2016 em mãos, eles lançaram dois singles: “Era Uma Vez?” e “Se Liga Lóki”. Agora disponibilizam o álbum Salve Família através do selo Let’s Gig e com distribuição da Altafonte Brasil.
Composto por oito faixas e com letras inspiradas no cotidiano de Lucas, a banda traz para os holofotes a realidade de muitos moradores das periferias do Brasil. “Existem muitos Lucas por aí, vivendo entre sonhos e dificuldades. Algumas letras são inspiradas no meu corre, outras nos corres de outras pessoas, que eu via sempre acontecendo perto de mim”, conta o vocalista. As rimas de RAP feitas por Lucas se unem com uma sonoridade que remete ao rock californiano/inglês do fim da década de 80 e início dos anos 90.
A TRIPLX nasceu nos bastidores das manifestações dos secundaristas, no final de 2015, quando Lucas e Rod se conheceram na Escola Estadual Caetano de Campos, em São Paulo. Daquele encontro, saiu a música “Ocupar e Resistir”, produzida em parceria com Duda, que ainda atuava como baterista da Pitty.
Após isso, os três passaram a se encontrar diariamente para fazerem um som no Studio Madeira, onde Duda também morava. Outras músicas foram surgindo e chamaram a atenção de Martin Mendonça, que se uniu ao trio.
Gravado originalmente em 2016, as faixas de Salve Família passaram por um processo de remixagem, assinado por André T, que também é o responsável pela master do disco.
Os próximos passos da TRIPLX
Ainda que a TRIPLX tenha colocado no mundo o seu primeiro álbum, o quarteto não se encontra desde fevereiro de 2019.
Além da pandemia, mudanças na vida dos integrantes dificultaram uma reunião até o momento. Rod Krieger se mudou para Portugal, onde deu início à sua carreira solo depois do fim da Cachorro Grande, na qual atuava como baixista e, desde então, ainda não voltou ao Brasil. Já Lucas está com a agenda cheia e, a partir de agosto, começa a filmar uma produção da Netflix com direção de Rodrigo França. Martin segue sendo um dos parceiros musicais de Pitty, enquanto Duda está envolvido em outros projetos musicais.
Apesar disso, os quatro pretendem se reunir em algum momento. Se tudo der certo, esse momento pode até ser em cima de um palco.