Uma boa pedida para quem gosta de música é a série documental THIS IS POP, que a Netflix lança nesta semana.
Uma parceria da plataforma de streaming com a Banger Films, a produção tem como foco aquelas histórias não contadas sobre a música pop, destacando momentos significativos para a indústria com base em entrevistas.
Dividida em oito episódios, a série aborda de tudo um pouco: bandas, shows, festivais, movimentos, revoluções e bastidores da indústria fazem parte do roteiro, o que faz da série quase que uma obrigação para quem acompanha a cena musical. Inclusive, nomes como Shania Twain, Brandi Carlile e T-Pain aparecem em entrevistas exclusivas.
“Começamos com a pergunta ‘O que é pop?’, e encontramos respostas que nunca esperávamos”, afirmou a produtora Amanda Burt em conversa com a Pitchfork. “É mais do que as paradas ou o que flutua nas rádios. É uma cápsula de tempo perfeita que retrata como as pessoas estavam vivendo, como elas dançavam, amavam e choravam”, completou.
This Is Pop já está disponível na plataforma e o seu trailer pode ser visto logo abaixo:
Ficou curioso? Veja um resumo sobre cada um dos episódios da série:
1. Efeito Boyz II Men
A sonoridade da Filadélfia e o ritmo da Motown se encontram nas impecáveis harmonias de Boyz II Men, cujos sucessos inspiram uma nova onda de boy bands.
2. Auto-Tune
Amado e odiado, o Auto-Tune muda o tom das paradas de sucesso e vira um divisor de águas para artistas, como Cher, T-Pain e Kanye West.
3. Influência sueca
Como a Suécia se transformou em uma superpotência musical? Acompanhe sua trajetória pop com o ABBA, Ace of Base e o produtor e compositor Max Martin.
4. Quando o country vira pop
O country e o pop se fundem com os sucessos de Dolly Parton, Willie Nelson e Lil Nas X.
5. Viva o pop britânico!
No auge do grunge, bandas britânicas, como Oasis e Blur, reinventam o cenário pop e trazem com eles a fama de brigões.
6. Ascensão dos festivais
De Human Be-In a Glastonbury, os festivais de música se transformam em um marco da cultura pop, juntando a energia dos palcos e a vibração do público.
7. O que uma música pode fazer?
A música pode mudar o mundo? Tire suas conclusões com as músicas de protesto de Hozier, MILCK, Chuck D, Billy Bragg e outros artistas.
8. Brill Building em 4 músicas
Um sucesso dedicado a uma compositora do Brill Building e uma melodia grudenta composta para um desenho animado. As músicas da metade do século impulsionam a indústria.