Quando todo mundo esperava pela retomada do Radiohead, Thom Yorke e Jonny Greenwood resolveram se juntar em um novo projeto, o The Smile.
A banda, que conta ainda com o baterista de jazz Tom Skinner (Sons of Kemet), foi revelada ao mundo no último sábado e fez a sua estreia na edição online do Glastonbury, intitulada Live at Worthy Farm.
Com nome inspirado num poema de Ted Hughes, a The Smile tem uma sonoridade que mescla elementos de pós-punk e math rock. Inclusive, Yorke falou sobre a escolha do nome durante o seu show de estreia. “Senhoras e senhores, somos chamados de ‘The Smile’. Não o sorriso como em ‘ahh!’, Mais ‘o sorriso’ como em, o cara que mente para vocês todo dia…”, afirmou.
Ao longo do show, a banda mostrou nada menos do que sete faixas inéditas, além de “Skirting On The Surface”, canção descartada do álbum The King of Limbs, trabalho lançado pelo Radiohead em 2011.
O material inédito foi produzido ao lado de Nigel Godrich e, ainda que não exista qualquer previsão divulgada, é esperado que um álbum seja lançado em breve.
In case you missed it, you can catch it again today @glastonbury pic.twitter.com/N9t4M43lor
— The Smile (@thesmiletheband) May 23, 2021
E o Radiohead?
Enquanto os fãs aguardam por novidades do Radiohead, acredita-se que a espera por novo material da banda deve levar mais algum tempo. Além da nova banda, os demais integrantes também estão envolvidos em outros projetos.
O trabalho mais recente da banda, A Moon Shaped Pool, foi lançado em 2016 e, de acordo com informações que circulam nas redes sociais, o quinteto não deve se reunir antes de 2022.