Nos últimos meses, diversos nomes da música resolveram vender os direitos de suas composições para gravadoras ou fundos de investimento.
Nesta semana, Shakira foi mais uma que se juntou ao grupo ao ter anunciada a venda de seu catálogo para a Hipgnosis, um fundo criado e gerenciado por Merck Mercuriadis. O valor da transação não foi revelado de forma oficial, mas a cantora colombiana vendeu o controle de 145 canções para o grupo.
Em comunicado, Shakira diz que a Hipgnosis será um grande lar para as suas músicas. “Estou feliz em me juntar com essa companhia, liderada por Merck, que realmente valoriza os artistas, e suas criações, e é um grande aliado dos compositores que se importam profundamente com a continuidade de suas canções”, afirmou a cantora.
A empresa tem sido bem ativa na aquisição de músicas e, até o momento, já tem em sua propriedade mais de 13 mil músicas que, além de Shakira, conta com nomes como Blondie, The Chainsmokers, 50 Cent, Mark Ronson e Richie Sambora. Na última semana, o fundo também anunciou a compra de parte do catálogo de Neil Young, além de todas as composições de Lindsey Buckingham, incluindo aquelas que foram escritas enquanto fez parte do Fleetwood Mac. Assim como no caso de Shakira, os valores dessas aquisições não foram revelados.
A Hipgnosis aposta que a popularização dos serviços de streaming resultará em uma grande valorização das obras musicais no futuro próximo. Além disso, a compra de direitos dá a empresa de Mercuriadis a responsabilidade de gerenciar o uso dessas músicas em filmes, séries, comerciais ou como samples, por exemplo.
Vale lembrar que, no fim do ano passado, a Universal Music adquiriu todo o catálogo de Bob Dylan em uma transação que, segundo informações extraoficiais, pode ter atingido o valor de R$1.5 bilhão.