A APCA divulgou os vencedores de sua premiação anual.
Na última segunda-feira (18), a Associação Paulista de Críticos de Artes se reuniu em uma assembleia virtual para escolher os nomes que representaram o ano de 2020 na Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão.
O prêmio de música popular teve Teresa Cristina escolhida como a artista do ano. Com mais de 25 anos de carreira, a cantora carioca ganhou destaque no ano passado ao usar as redes sociais para interagir com os fãs e realizar lives com diversos convidados especiais. Já o prêmio de artista revelação ficou com Jup do Bairro, um dos bons nomes do ano por conta de seu elogiado EP, Corpo Sem Juízo.
Outro trabalho de destaque do ano foi Rastilho, álbum de Kiko Dinucci, que foi escolhido como o melhor disco de 2020. Por sua vez, o prêmio de Melhor Live, que substituiu a categoria Melhor Show, ficou com Caetano Veloso. por conta da apresentação onde comemorou o seu aniversário de 78 anos em agosto.
O júri responsável pelos votos na categoria Música Popular do prêmio é formado pelos jornalistas Adriana de Barros, Alexandre Matias, José Norberto Flesch, Marcelo Costa, Pedro Antunes e Roberta Martinelli.
Vale lembrar que, por conta da pandemia, o prêmio teve as suas categorias mantidas como nos anos anteriores, mas teve o seu número de prêmios reduzido. Até o momento, a APCA não divulgou como será a cerimônia ou a entrega dos prêmios.