Como não lembrar dela, né? Hoje, infelizmente, completamos 3 anos da morte de Amy Winehouse e, naquele dia, o mundo perdia uma das vozes mais impressionantes que surgiram nos últimos 10 anos.
Para manter a obra viva na memória, vasculhamos a internet e, entre clipes e registros ao vivo, separamos 7 vídeos para relembrar, com a devida saudade e respeito, tudo aquilo que a passagem de Amy representou para o cenário musical.
Não vale chorar, hein? (Mentira, vale sim…)
.
1) Valerie
Composta e gravada originalmente pelo The Zutons, “Valerie” foi lançada pela banda em seu segundo álbum de estúdio, Tired of Hanging Around, em 2006. No mesmo ano, a faixa foi regravada por Amy e Mark Ronson, sendo lançada no álbum do produtor, Version, e na versão deluxe de Back to Black, álbum da cantora, no ano seguinte.
2) Glastonbury 2007
Em quase uma hora (e com direito a limpar os sapatos no cenário antes de entrar no palco), Amy foi um dos principais nomes da edição 2007 do festival de Glastonbury. Destaques para as músicas “Just Friends”, “Hey Little Rich Girl” e “You Know I’m No Good”.
3) Stronger Than Me
“Stronger Than Me” foi o começo de tudo. O primeiro single do primeiro álbum de Amy, Frank. Escrita pela cantora em parceria com Salaam Remi, a música foi lançada oficialmente no dia 06 de outubro de 2003. O álbum acabou saindo duas semanas depois.
4) Eurockeennes 2007
Rodando o mundo com a turnê de divulgação de Back to Black, Amy foi uma das atrações do festival francês Eurockeennes, no ano de 2007.
5) Fuck Me Pumps
Quarto e último single extraído de Frank, “Fuck Me Pumps” foi mais uma parceria entre Amy Winehouse e Saalam Remi. Lançada como single em agosto de 2004, a música acabou sendo chamada em muitos lugares apenas por “Pumps”.
6) BBC Sessions 2007
Até hoje, essa é uma das sessões mais elogiadas da BBC. Em apresentação gravada no Porchester Hall, Amy se destaca em faixas como “I Heard Love Is Blind”, “Take The Box” e “Me & Mr. Jones”.
7) Tears Dry On Their Own (Live on Other Voices, 2006)
Em apresentação intimista, Amy consegue dar mais poder ainda a música, lançada no Back to Black, com todo o destaque em sua voz.