O Eurodance, termo usado para definir a dance music produzida na Europa, teve início no final dos anos 80 com um “Q” mais energético e responsável por tornar comum a mescla de elementos de house music com rap, tendo como principal característica os refrões com vozes femininas e demais versos feitos por um rap com voz masculina.
Entre 1993 e 1994 que o gênero viveu o seu auge, com cada vez mais artistas e projetos vindos de todos os cantos da Europa e promovendo uma invasão sonora em todo o mundo, inclusive no Brasil. Nomes como os holandeses do 2 Unlimited, os alemães do Masterboy, o suiço DJ Bobo, o inglês Ice MC e o grupo italiano Corona – que tinha como vocalista a brasileira Olga de Souza – se tornaram mundialmente conhecidos nesse período.
Até 1996, o gênero era bem visto, mas a partir dessa época começou a se desgastar. Desse periodo em diante, nomes como Alexia e Vengaboys tentaram manter o Eurodance vivo, mas outros gêneros já ganhavam força e espaço, como o Drum n’ Bass ou o techno, deixando esse movimento apenas na memória de muitos.
Para relembrar, separo na seção sete músicas que agitaram os anos 90 e que, certamente, você já ouviu alguma vez na vida – nem que seja como sampler de alguma outra música mais recente.
.